Mulheres privadas de liberdade participam ativamente na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres 01/08/2025 - 17:08

De forma inédita, duas mulheres privadas de liberdade, custodiadas na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF-UP), participaram da V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada entre os dias 29 e 31 de julho em Foz do Iguaçu. As representantes foram eleitas de maneira democrática dentro da unidade prisional e tiveram a missão de apresentar as propostas construídas coletivamente por mulheres encarceradas de três unidades do Estado.

“A atuação integrada entre diferentes instituições fortalece a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com a realidade de diversos públicos atendidos pelo Estado”, destaca o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A participação marca o avanço de uma iniciativa articulada pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), em conjunto com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI); o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-PR); a Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná (Feccompar); os Conselhos da Comunidade de Curitiba e de Foz do Iguaçu; e a Defensoria Pública do Paraná.

"A V Conferência oportunizou uma diversidade de participação de representantes de inúmeros segmentos e instituições, e com isso a riqueza na construção de políticas assertivas para todas as mulheres de nosso Estado. A participação de mulheres privadas de liberdade agregou ainda mais esse momento e demonstra que nosso Paraná olha para todas as mulheres", afirma a secretária da SEMIPI Leandre Dal Ponte.

Para a gestora da PFF-UP, Helena Maria Almeida Pasin, a participação representa um passo importante para inclusão, respeito e dignidade — dentro e fora do sistema prisional. “Para mim, como gestora de unidade prisional feminina, é uma grande satisfação e alegria poder estar presente nesse momento histórico. Me orgulho em ver que hoje elas podem se expressar e falar com muito mais propriedade sobre as suas necessidades, garantindo assim melhorias e novas oportunidades para todas”, afirma.

As propostas levadas à etapa estadual foram elaboradas nas Conferências Livres de Políticas para Mulheres realizadas no início de julho no Centro de Integração Social (CIS), na Penitenciária Feminina de Piraquara (PFP) e na própria PFF-UP. As representantes eleitas participaram dos grupos de trabalho da conferência estadual, defendendo as demandas e prioridades apontadas pelas demais mulheres privadas de liberdade nessas unidades.

Durante os três dias de evento, a programação contemplou mesas temáticas, palestras, fóruns de discussão e momentos de deliberação. No último dia, foram votadas as moções e eleitas as delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília.

A inserção de representantes do sistema prisional nesse processo evidencia o compromisso institucional com a escuta ativa, a participação cidadã e a construção de políticas públicas inclusivas e transformadoras que considerem a realidade de mulheres em diferentes contextos sociais.

GALERIA DE IMAGENS