Ministro da Justiça e Segurança visita Delegacia da Mulher e do Adolescente em São José dos Pinhais, na RMC 18/02/2021 - 22:50
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, visitou a Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (18). A visita faz parte da Agenda Segurança Pública 2021 - Sistema de segurança pública fortalecido, cidadão mais seguro. O encontro foi acompanhado pelo secretário da Segurança Publica do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.
Na ocasião, o ministro foi recepcionado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, pelo Chefe de Divisional de Polícia Especializada da Polícia Civil do Paraná, Alexandre Macorin, e pela delegada titular da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, Waleska Souza Martins. Ele conversou com os servidores para entender a dinâmica de trabalho da unidade.
“Nós viemos, em primeiro lugar, para manifestar o nosso apoio ao estado do Paraná e a sua estrutura de segurança pública, no sentido de não só acompanhar os trabalhos mas também de fazer uma reunião de gestão para acompanhamento das políticas públicas na área da segurança pública. Nós sabemos que muito trabalho tem sido feito no sentido de combate ao crime mas, ao mesmo tempo, é um trabalho contínuo, permanente e que deve ser crescente ao longo do tempo”, explicou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, explanou ao ministro sobre o trabalho feito em todo o estado para otimizar as investigações e aumentar cada vez mais as elucidações de crimes. Ele falou ainda da estrutura da PC sobre o atendimento aos casos de violência contra a mulher. “Temos 11 delegacias especializadas com este tema em todo o estado para prestar um melhor atendimento às vítimas”, disse.
O ministro visitou salas e conversou com os delegados e outros profissionais sobre a importância de fortalecer as atividades de Polícia Judiciária, principalmente com boa estrutura. “Estamos honrados com a visita da comitiva de Brasília e em mostrar a nossa delegacia especializada em atendimento à mulher ao Ministro da Justiça. Temos instalações mais dignas conquistadas recentemente, prestando um excelente atendimento à população”, afirmou o delegado Alexandre Macorin.
De acordo com a delegada da Delegacia da mulher de São José dos Pinhais, Waleska Souza Martins, a visita do ministro foi incentivadora para os policiais civis atuantes na cidade. “A equipe se motiva a mostrar o nosso trabalho, explanar o que a gente faz. Isso vai desde de como é o trabalho na delegacia, qual é a nossa dinâmica e, principalmente, como as vítimas são atendidas. Então, essa integração do Governo Federal e o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, é muito importante para todos nós”, declarou.
A comitiva do Ministério da Justiça e da Segurança Pública foi composta pelo secretário da nacional da Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim; o secretário de Operações Integradas, Jeferson Lisbôa; o secretário de ensino em Segurança Pública, Joselio de Souza; a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Tânia Fogaça; o direitor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio; o diretor de Inteligência, Thiago Marcantonio Ferreira; e o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Souza Barradas.
Pelo Paraná estiveram no evento o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Alberto Caricati; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, Sivanei de Almeida Gomes; o chefe de divisional de Polícia Especializada da Polícia Civil do Paraná, Alexandre Macorin; e os deputados federais Sargento Fahur e Luizão Goulart.