Mais de 2.200 presos participaram dos concursos literário e de desenho do Deppen 22/12/2021 - 09:21

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), por meio do Setor de Educação e Capacitação, realizou o terceiro Concurso Literário e o segundo Concurso de Desenho do sistema prisional, com o tema Tempo e Vida. Participaram 2.262 presos. A premiação ocorreu entre os dias 13 e 17 de dezembro em diferentes regiões do Estado. 

A iniciativa conta com a parceria das secretarias estaduais da Segurança Pública e da Educação e Esporte, Biblioteca Pública do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba, Freguesia do Livro, Fundação Sidônio Muralha, Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

No concurso literário, 1.437 presos se inscreveram. O objetivo é motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, além de incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os presos. Já no concurso de desenho, foram 825 participantes. Nesta ação, a intenção é motivar a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas. 

PUBLICAÇÃO - Segundo a coordenadora do setor de educação e capacitação do Deppen, Irecilse Drongek, um livro deve ser publicado com os trabalhos selecionados. “Assim como fizemos nas edições anteriores, pretendemos publicar o que foi produzido, como forma de registrar e valorizar a cultura e a arte produzida no cárcere”, explicou. 

SELEÇÃO - A seleção dos textos e desenhos finalistas foi realizada em duas etapas, regional e estadual. Na fase regional, uma comissão de professores, em cada um dos nove Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJAs), foi responsável por escolher dez textos e cinco desenhos, totalizando 90 textos e 45 desenhos finalistas.

Já na fase estadual, uma comissão composta por profissionais do Setor de Educação do Deppen e instituições parceiras escolheu 40 textos e 11 desenhos premiados. 

PREMIAÇÃO – Os 40 presos selecionados no concurso literário receberam livros de literatura e certificados de participação como prêmio. Além disso, terão seus textos publicados em livro. 

No concurso de desenho, o primeiro colocado recebeu um kit desenho, um certificado de participação e será capa da publicação de um livro digital, a ser publicado em parceria com colaboradores. Os demais desenhos selecionados também recebem certificado de participação, kit desenho e a participarão de uma exposição virtual de desenhos do Deppen.

GALERIA DE IMAGENS