Governo do Paraná cria Grupo de Trabalho para implantação de Conselho Permanente Integrado 11/12/2025 - 18:10
O Governo do Paraná instituiu um Grupo de Trabalho Interinstitucional para elaborar a proposta de criação do Conselho Permanente Integrado. A iniciativa foi alinhada em reunião realizada nesta quinta-feira (11), em Curitiba, entre o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, representantes das Guardas Municipais, da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Fundação de Apoio à Segurança Pública (Fundaseg). O encontro ocorreu um dia após o 1º Encontro da Segurança Pública Estadual e Municipal, evento realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O novo colegiado terá como foco ampliar a integração operacional entre Estado e municípios, modernizar rotinas de atendimento e consolidar um espaço permanente de diálogo e cooperação entre as forças de segurança. Entre as prioridades estão o alinhamento de protocolos, o compartilhamento de dados, a unificação de procedimentos e a definição de critérios para apoio técnico e financeiro às Guardas Municipais.
A proposta também prevê ações conjuntas para formação continuada de profissionais, aprimoramento da gestão compartilhada e implementação do boletim de ocorrência unificado pelas guardas. “O Paraná está construindo um modelo moderno de governança em segurança pública, no qual Estado e municípios trabalham lado a lado, cada um dentro de sua competência, para entregar mais eficiência e melhores resultados”, afirmou o secretário Hudson Teixeira.
O coordenador do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) e vice-presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública, Marcos Roberto Leitão, destacou o caráter histórico da iniciativa. “O que vimos é um movimento concreto do Governo do Estado para reconhecer o papel das Guardas no sistema de segurança. Teremos, finalmente, um espaço institucionalizado de diálogo e com potencial apoio de investimentos. Isso é fundamental para atuarmos de forma integrada e entregarmos mais segurança ao cidadão”, disse.
Ele ressaltou ainda que a uniformização de atuação otimizará recursos municipais e estaduais. “Cada cidade tem sua realidade, mas os desafios são comuns em todo o Paraná. Com o Conselho, teremos um canal direto de diálogo e construção conjunta com a SESP e a PMPR”, completou.
Para o diretor-presidente da Fundaseg, Renan de Oliveira, a participação da entidade reforça sua missão estratégica. “Podemos contribuir para avanços em modernização, padronização e eficiência. Vamos oferecer suporte técnico ao diagnóstico das Guardas Municipais e à construção de soluções que ampliem a capacidade de resposta da segurança pública”, afirmou.
Próximas etapas - O Grupo de Trabalho realizará, no início de 2026, um encontro on-line para apresentar às Guardas Municipais de todo o Estado as diretrizes discutidas no Encontro de Segurança Pública. Na sequência, serão promovidas câmaras temáticas presenciais voltadas à construção da minuta do projeto de lei que instituirá o Conselho Permanente Integrado. Entre as atribuições iniciais do GT estão o diagnóstico das estruturas e capacidades das Guardas Municipais, a identificação de necessidades operacionais e a proposta de organização e funcionamento do futuro conselho.
Participaram da reunião ainda: o inspetor Ronaldo de Souza Almeida, da Guarda Municipal de Campo Largo; Renan de Oliveira, diretor-presidente da Fundaseg; o coronel Adilson Luiz Lucas Prusse, diretor-geral da SESP, o tenente-coronel Pedro Paulo de Porto Sampaio, representando a Polícia Militar do Paraná; e os servidores coronel Wellenton Joserli Selmer, Chefe da Assessoria Técnica; o tenente-coronel Cláudio Todisco, chefe da CAPE; e o major Diego de Oliveira Nogueira, asssessor da COISP.














