Governo do Paraná anuncia investimento de 20,6 milhões em Apucarana 30/01/2026 - 16:52

O Governo do Paraná anunciou nesta sexta-feira (30) novos investimentos em segurança pública para o município de Apucarana, com recursos destinados à ampliação da capacidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR) e à implantação de uma nova Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC), da Polícia Científica do Paraná (PCIPR), que substituirá a estrutura atual com um espaço mais moderno e adequado às necessidades operacionais. As ações integram o pacote de investimentos estaduais anunciado para o município e têm como objetivo fortalecer o atendimento à população e a infraestrutura de serviços essenciais na região.

“A palavra hoje é agradecimento. Nesta semana apresentamos dados que mostram que, com o apoio do governador Ratinho Jr. e de todo esse time, conseguimos salvar muitas vidas e evitar muitos crimes. Agora, nossa obrigação é fazer valer cada centavo que o Governo está investindo na segurança pública, um investimento que saiu de cerca de 2 bilhões e hoje já ultrapassa 8 bilhões”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Um dos principais aportes será destinado à construção da nova sede do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Apucarana. O investimento previsto é de R$ 14,35 milhões, com 2.133 m² de área construída, localizada na esquina das avenidas Minas Gerais e Mato Grosso. Atualmente, o batalhão atende 19 municípios da região e conta com 82 bombeiros militares, além de subunidades em Mandaguari, Mauá da Serra e Jandaia do Sul.

Outro investimento importante anunciado é a implantação da nova Unidade de Execução Técnico-Científica Básica da PCIPR em Apucarana, com aporte de R$ 6,3 milhões. A UETC terá uma área construída de 1.199,70 metros quadrados em um terreno de 4.152,70 metros quadrados e será equipada para a realização de até 87 tipos de exames periciais. A nova unidade substituirá a atual estrutura da Polícia Científica em funcionamento em Apucarana, atendendo também a outros 25 municípios da região, ampliando o acesso a serviços técnico-científicos e contribuindo para a eficiência da segurança pública na região.

GALERIA DE IMAGENS