Forças de segurança terão megaoperação para garantir proteção do público nos shows do Verão Maior 08/01/2026 - 18:55
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) apresentou em reunião na tarde desta quinta-feira (8), em Matinhos, o planejamento para garantir a tranquilidade do público nos shows do Verão Maior Paraná que começam nesta sexta (9), em Matinhos e Pontal do Paraná. Com todas as forças de segurança trabalhando de forma integrada, um efetivo de 2.500 profissionais atuará na estrutura, cobrindo todo o entorno das arenas dos eventos, com bloqueios de ruas nas proximidades e fiscalização em pontos estratégicos.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, todas as ações fazem parte de uma estrutura planejada para garantir a segurança na temporada. “Em relação aos eventos, há um planejamento detalhado, com fracionamento do efetivo desde os acessos até a chegada ao local do show. Também haverá bloqueios estratégicos para evitar congestionamentos e garantir a segurança no deslocamento de veículos e pedestres”, explicou.
“Tudo isso foi cuidadosamente organizado pelas forças de segurança. As áreas dos eventos foram liberadas após diversas vistorias técnicas, e o ambiente é considerado seguro para receber o público”, afirmou o secretário.
Segundo ele, o público também precisa se programar. “A rede hoteleira e de pousadas está praticamente com ocupação máxima, o que faz com que muitas pessoas venham apenas para o evento e retornem no mesmo dia, especialmente de cidades como Curitiba e dos Campos Gerais”, disse. “Todo esse planejamento busca garantir que o deslocamento ocorra de forma rápida, segura e dentro do que determina a legislação. O Batalhão de Polícia Rodoviária estará com várias viaturas distribuídas ao longo dos trechos”.
Ela adiantou que a expectativa é que cerca de 200 mil pessoas acompanhem a primeira noite de show em Matinhos e nos eventos durante o dia em Pontal do Paraná.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, todas as ações programadas para os eventos complementam o que está sendo desenvolvido no Verão Maior Paraná desde 20 de dezembro do ano passado. “Nos shows teremos um incremento de efetivo vindo de diversas localidades de Curitiba, com tropas especializadas atuando para bem atender não só a sociedade paranaense, mas todos aqueles que estiverem visitando o litoral do Paraná para acompanhar os shows”, explicou.
“Estaremos com nossos helicópteros atuando durante todo o período dos shows de forma especial nessas datas, além de drones e câmeras que estão instaladas no local do show, onde nós teremos toda a visibilidade do que está acontecendo”, complementou ele.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Hiller Lino, guarda-vidas estarão dispostos em pontos definidos estrategicamente para evitar afogamentos e incidentes nas areias. “A cada aproximadamente 60 metros, ao longo de toda a extensão da área isolada do show em direção ao mar, serão posicionados trios de guarda-vidas. Esses profissionais atuarão na orientação do público e na prevenção, impedindo que as pessoas entrem no mar durante a noite. As correntes de retorno permanecem ativas independentemente do horário, e a entrada no mar representa um risco elevado”, alertou.
Além disso, de acordo com o comandante Hiller, os guarda-vidas estarão distribuídos por toda a área do evento, orientando o público e atuando de forma preventiva para evitar situações de perigo. “O Corpo de Bombeiros também utiliza como referência a experiência de edições anteriores e dos shows realizados no ano passado, cujos aprendizados estão sendo aplicados na operação deste ano”, frisou.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, a corporação também terá efetivo aumentado no Litoral durante os grandes eventos para garantir a segurança do público e prestar o atendimento de orientação e prevenção. “Nossos policiais vão atuar na proximidade com o público, com ações de inteligência programadas com estratégia para coibir a criminalidade e, principalmente, para evitar incidentes que comprometam a ordem. São momentos de confraternização e a Polícia Civil age para garantir que todos aproveitem com tranquilidade”, disse.
PLANEJAMENTO - A Polícia Militar do Paraná (PMPR) contará com pontos de controle do fluxo de veículos na PR-412, na chegada aos balneários. Em toda a extensão da Avenida Atlântica de Matinhos policiais do Batalhão de Choque estarão posicionados e o Batalhão de Trânsito circulando no perímetro do local do show.
Ainda farão parte a cavalaria, policiais à paisana em pontos estratégicos, além da plataforma móvel elevada para observação. Em módulos móveis os pais e responsáveis vão receber pulseirinhas de identificação de crianças, idosos e pessoas com deficiência. A Polícia Militar conta com drones que estarão à disposição nos eventos.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) empregará viaturas ostensivas e veladas em Matinhos e Pontal do Paraná, além de helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas, à disposição para ações de segurança. Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) serão deslocados para os locais dos shows e três unidades móveis (caminhão, ônibus e micro-ônibus), estarão posicionadas próximo aos locais de shows para atender ao público, entregar pulseirinhas e prestar serviços básicos, como a confecção de Boletins de Ocorrência. Drones da PCPR também serão empregados, aumentando a abrangência das ações.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) terá um esquema tático de resposta rápida a eventuais riscos de pessoas no mar. Guarda-vidas estarão posicionados em áreas próximas às arenas de shows em Matinhos e Pontal do Paraná com equipes de 2 a 4 militares em cada ponto. Ambulâncias e Veículos Utilitários Multitarefa (UTVs) e o helicóptero Arcanjo 01 estarão à disposição para atender ocorrências e aumentar o raio de patrulhamento. Os bombeiros também têm drones de monitoramento para cobrir distâncias mais amplas.
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) também estarão à disposição, aumentando o efetivo e empregando equipamentos e tecnologia nas ações. A Defesa Civil do Paraná apresentou um plano integrado com as forças de segurança, com monitoramento das condições climáticas e emissão de alertas à população. Os trabalhos da Defesa Civil ocorrerão a partir da base do Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, em Caiobá.


































