Forças de segurança atuantes no projeto-piloto Em Frente Brasil apreendem 169 pés de maconha 02/09/2020 - 14:37

Representantes da força-tarefa Em Frente Brasil localizaram, na tarde da última terça-feira (01/09), uma plantação de maconha em uma chácara nas margens da BR-277, em São José dos Pinhais, município em que o projeto está aplicado. No local, a Força Nacional Judiciária e os policiais civis de São José dos Pinhais apreenderam 169 pés de maconha e prenderam duas pessoas. Um terceiro suspeito permanece foragido. 

Segundo a polícia, na chácara, que fica próximo ao pedágio sentido Curitiba-Paranagua, foram apreendidos 169 pés de maconha, que estavam em diversos estágios de desenvolvimento da droga. Parte do material encontrado no local eram sementes da planta e fertilizantes. 

Duas pessoas estavam no local no momento em que as forças policiais chegaram. Um rapaz assumiu ser responsável pelo cultivo da droga e foi preso, juntamente com a mãe, que também estava na chácara. Os dois não possuem antecedentes criminais e foram autuados por tráfico ilícito de drogas. As forças policiais ainda estão em busca de um terceiro rapaz, suspeito de ter envolvimento com o cultivo da droga, que permanece foragido.  
O delegado da Delegacia de São José dos Pinhais, Fábio Machado, afirmou que a polícia continua as investigações para encontrar outras pessoas envolvidas na prática criminosa. “Nós acreditamos que essa maconha tivesse como destino São José dos Pinhais mesmo e, por isso, a gente consegue, fazendo essa apreensão, dar uma baixa no tráfico de drogas na região. A gente acredita que essa maconha estava sendo produzida não para colheita da folha, mas sim da florada, que tem um valor agregado bem maior e, por isso, é importante a gente continuar investigando esse caso para identificar quem são os receptadores e os contatos desse traficante”, disse. 
Machado ainda ressalta que o cultivo da planta desencadeia uma série de crimes em todo o município. “O homicídio, o roubo e outros crimes são agregados ao trafico de drogas. É um crime que tem entrances em outras áreas e é importante a gente conseguir solucionar esses casos, para reduzir os índices de criminalidade aqui na nossa cidade”, completou.  
EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil, em São José dos Pinhais, é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional em conjunto com as forças federais, estaduais e municipais, para combater a criminalidade e também de atividades de inclusão social.