Força-tarefa do projeto Em Frente Brasil prende suspeito de duplo homicídio em SJP 10/12/2019 - 18:44

Integrantes das polícias Militar e Civil participantes da força-tarefa do projeto Em Frente Brasil prenderam, na manhã desta terça-feira (10/12), um suspeito de um duplo homicídio, ocorrido em 2017, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele também é considerado foragido pela Justiça de São Paulo, por ter cometido um latrocínio contra um policial militar naquele estado em 2010.

Segundo a polícia, a elucidação do caso de duplo homicídio e a prisão do foragido da Justiça de São Paulo, Felipe Santiago Santana Neto, 32 anos, foi possível devido a investigação dos integrantes do projeto-piloto Em Frente Brasil, implantado no município em agosto deste ano.

Toda a ação foi deflagrada de forma conjunta entre as polícias militar e civil, que cumpriram o mandado de busca e apreensão na residência de Neto, localizado no bairro Jardim Cristal, em São José dos Pinhais.

“Nós precisávamos dar uma reposta para sociedade e com esse trabalho de investigação conseguimos informações e descobrimos que o suspeito era uma pessoa de altíssima periculosidade e que já estava com mandado de prisão expedido em razão de ter praticado um latrocínio em São Paulo. Em posse dessas informações nós conseguimos, junto com o Poder Judiciário, efetuar a prisão desse indivíduo”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Michel Carvalho.

Para o capitão Giuliano Freitas, do 17º Batalhão da Polícia Militar, esse é mais um resultado da operação integrada feita no município. “Em face do partilhamento de informações estamos trabalhando juntamente no projeto  Em Frente Brasil, que reúne outros órgãos de segurança pública no município de São José dos Pinhais, e logo de manhã fomos solicitados para apoio no cumprimento do mandado de prisão desse duplo homicida em São José dos Pinhais”, informou.

A polícia ainda afirma que Neto teria sido contratado por um amigo para cometer o duplo homicídio. “O casal que morreu era suspeito de cometer um furto contra a casa de uma terceira pessoa, a qual teria contratado o Felipe para matá-los”, explicou o delegado Michel Carvalho. Em depoimento, ele não confessou o crime, mas, a polícia afirma que as investigações continuam para elucidar todo o caso.

DUPLO HOMICÍDIO - Neto é suspeito de ter praticado o duplo homicídio que vitimou Débora Cristina de Almeira e Salomir de Oliveira Marinho, em junho 2017. O crime ocorreu na residência das vítimas, no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais.

De acordo com a polícia, Neto feriu a mão no local do crime, deixando vestígios de sangue. Algumas horas depois ele foi ao Hospital Municipal de São José dos Pinhais, onde ficou internado para tratar o ferimento na mão, causado por disparos de arma de fogo. Após a perícia realizada pela Polícia Científica, foi constatado que o sangue não era das vítimas e agora as investigações continuam para confrontar o material genético e comprovar se foi o suspeito que cometeu o duplo homicídio.

“Ao que tudo indica ele será indiciado porque nós já temos a indicação que na noite daquele crime ele procurou atendimento médico porque estava com ferimento em sua mão, então a história toda se fecha”, completa o delegado.

LATROCÍNIO - Contra Neto havia ainda um mandado de prisão em aberto da Justiça de São Paulo, onde ele foi condenado por ter assassinado um Policial Militar daquele Estado em setembro de 2010, quando roubava a uma tapeçaria no município de Guarujá. As investigações apontam que o policial estava à paisana, foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

Para o capitão Freitas, as forças de segurança de São José dos Pinhais estão trabalhando cada vez mais de forma integrada, principalmente após a implantação do projeto Em Frente Brasil. “A Polícia Militar foi acionada logo cedo para dar apoio a polícia judiciária neste caso. A nossa equipe prontamente auxiliou na prisão do suspeito, que é foragido da polícia de São Paulo por ter matado um sargento daquele município. Agora a polícia vai continuar as diligências para averiguar se ele cometeu outros crimes e se ele é o culpado pelo duplo homicídio”, disse.

O suspeito está preso na Delegacia de São José dos Pinhais, onde permanecerá à disposição da Justiça.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.

“Esse é mais um resultado que mostra que a integração entre as forças policiais colabora para a elucidação também de casos antigos. Além disso, tem contribuído para a redução das estatísticas criminais no município”, completou o capitão Freitas.