Força-tarefa do projeto Em Frente Brasil prende caminhoneiro e traficante em SJP 12/12/2019 - 15:29

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição integrante da força-tarefa do projeto Em Frente Brasil, prenderam, na noite da última quarta-feira (11/12), um suspeito de tráfico de drogas e um caminhoneiro,  no momento em que eles iriam negociar a compra e venda de entorpecente. O caminhoneiro foi preso portando uma cartela de anfetamina e o suspeito de tráfico foi flagrado com vários pacotes de cocaína prontos para venda. Toda a ação ocorreu em um posto de combustíveis na BR-116, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo a polícia, por volta das 22 horas, agentes da PRF realizavam rondas na BR-116, quando observaram um Fiat Palio se aproximando de um Ford Cargo, que estava parado no acostamento com o pisca-alerta ligado. No momento em que a polícia solicitou que os motoristas parassem os veículos, eles fugiram.

Ambos foram abordados pela equipe policial pouco tempo após e, durante a vistoria, os agentes verificaram que o motorista do Palio, de 36 anos, morador de Curitiba, apresentava características de uso de substância psicoativa. Em vistoria ao carro foram encontrados, dentro do sistema de ventilação, oito pacotes plásticos contendo porções de cocaína, totalizando 7,5 gramas, que estavam prontas para comercialização, e, em baixo do banco do motorista, um celular, que estava recebendo ligações incessantemente de um número específico.

Já com o caminhoneiro, de 33 anos, morador de Imbuia (Santa Catarina), o qual também estava com características de consumo de drogas, foi apreendido R$ 100 e uma cartela de anfetamínico (Nobésio) com 14 comprimidos utilizados e apenas um intacto. No caminhão, que estava carregado de cebolas, não foi encontrado nada de ilícito. Ele informou que iria  comprar a cocaína do outro rapaz com o dinheiro que estava em seu bolso, e confirmou que era ele quem estava ligando no celular apreendido no Palio.

Durante a verificação da documentação, os policiais viram que o suspeito de tráfico estava com a Carteira Nacional de Habilitação cassada e não poderia dirigir o veículo.

Os dois suspeitos foram encaminhados para à Delegacia de São José dos Pinhais e deverão responder por tráfico de drogas e direção sob o efeito de drogas. Além disso, o suspeito de tráfico pode responder também por dirigir com a CNH cassada e o caminhoneiro, por porte de drogas para consumo.

A polícia informou ainda que o rapaz que dirigia o Palio é reincidente e havia sido preso pela mesma equipe da PRF em agosto deste ano, mas foi liberado pela Justiça no último dia 04/12. Já o caminhoneiro recebeu R$ 2.934,70 de multa e pode ter a CNH suspensa. Ele pagou uma fiança de R$ 2 mil, e foi liberado.

EM FRENTE BRASIL – O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública federais, estaduais e municipais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.