Estado planeja implantação de cursos de tecnologia no sistema prisional 23/05/2023 - 17:32

A secretaria estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) recebeu nesta terça-feira (23) um grupo da Divisão de Educação do Polícia Penal do Estado do Paraná (PPPR) para estudar a renovação e ampliação de um convênio que atende o Programa Espaço Cidadão, desenvolvido nas penitenciárias estaduais.
Foram discutidas novas propostas para criação de cursos no setor de tecnologia, desenvolvidos pela SEI, visando a profissionalização de detentos. “Nossa meta é oferecer cursos no setor de tecnologia e ampliar o leque de qualificações do sistema prisional através do programa Qualifica Mais – Inova Paraná, que oferece bolsas de estudo gratuitas em cursos no setor de inovação”, afirma o secretário Marcelo Rangel.
O trabalho desenvolvido pelo Setor de Educação da Polícia Penal promove o ensino e capacitação de alunos dentro do sistema prisional. São ofertados mais de 120 cursos de qualificação através do ensino a distância em diversas áreas, como construção civil, gestão, atendimentos, entre outros.
“Atualmente temos cerca de 2.600 alunos e 22 telecentros somente no ensino a distância. Nossa meta é criar mais 25 telecentros e dobrar o número de alunos”, afirma o chefe da Divisão de Educação da Polícia Penal, Juliano Prestes.
Além de ampliar os telecentros, o objetivo do Governo do Paraná é a implementação de novas tecnologias digitais para oferta de cursos e demais funcionalidades, como audiências e webvisitas para detentos.
PROGRAMA ESPAÇO CIDADÃO - Os telecentros de ensino a distância foram instalados a partir de 2012 por iniciativa do Setor de Educação e Capacitação do Depen em parceria com a Superintendência Geral de Inovação (transformada em Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital), da Casa Civil e Celepar.