Estado libera R$ 9,6 milhões para Piraquara asfaltar acesso do complexo penitenciário 27/06/2022 - 14:19

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (27) o convênio entre o Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, e a prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, para pavimentação asfáltica do acesso a penitenciárias instaladas no município. O investimento total é de mais de R$ 9,6 milhões e faz parte de uma série de atos recentes para reforçar a segurança pública, como a capacitação da equipe da área, aumento do efetivo policial, renovação das viaturas, implantação de tecnologia e ampliação da infraestrutura prisional.

“O crescimento da estrutura da segurança pública se reflete em proteção para as famílias. O complexo penal de Piraquara é muito importante. Temos presídios modelos no Paraná, com um grande volume da população carcerária trabalhando. E esse investimento no entorno do complexo traz mais segurança pra quem está fora e para quem está dentro do presídio”, disse o governador.

Ao todo, será pavimentada uma área de 45 mil metros quadrados, sendo um trecho de 6,6 km de extensão. O prazo estimado para a obra é de 12 meses, a ser contado após a finalização do processo de licitação.

“Estamos revolucionando a segurança penal do Paraná”, afirmou Ratinho Junior. “Implementamos o Departamento de Polícia Penal e vamos entregar 16 presídios, tirando cadeias públicas do centro das cidades e transferindo o serviço de carceragem para localização adequada”.

Cinco complexos previstos para o período 2019-2022 já estão em funcionamento. Outros três estão em vias de ser finalizados – as cadeias públicas de Guaíra e Foz do Iguaçu atingiram em junho 99,8% de obras executadas, restando detalhes finais do projeto. Já a cadeia pública de Ponta Grossa alcançou 95,8%. Estão previstas as entregas de mais oito espaços até o fim de 2024.  No total, a capacidade carcerária será ampliada em 7.435 detentos ao longo de seis anos. O investimento previsto é de R$ 261,2 milhões, por meio de recursos estaduais e federais.

DEMANDA ANTIGA – O convênio para asfaltar a área de acesso ao complexo penitenciário de Piraquara atende a uma demanda antiga da população, dos visitantes, dos advogados e membros do Poder Judiciário e dos cerca de mil servidores que atuam no local. Atualmente, o acesso ao complexo prisional é feito por meio de uma estrada de asfalto, localizada no bairro Jardim Esmeralda, até chegar a uma estrada de terra, que segue até as penitenciárias.

“Esse é um projeto que já vem de anos e agora dará mais comodidade, fluxo, agilidade e mais segurança para o trabalho dos agentes penitenciários, dos soldados do 29º Batalhão da Polícia Militar que atua no local”, frisou o prefeito de Piraquara, Josimar Fróes.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Teixeira; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Cidreira; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Adilson Luiz Prüsse; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach; os diretores-gerais da Secretaria da Segurança Pública, Francisco da Costa; do Departamento de Polícia Penal, Francisco Caricati, e da Polícia Científica, Rodrigo Grochocki; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Guto Silva, Tiago Amaral, Alexandre Curi, Galo, Douglas Fabrício, Homero Marchese e Rodrigo Estacho.