Enfermeiras da Polícia Penal são premiadas em congresso na Bahia 21/11/2022 - 14:40

Enfermeiras do Complexo Médico Penal de Pinhais (CMP) apresentaram trabalhos no 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que aconteceu no último dia 19 em Salvador (BA). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem, teve como tema central os impactos da pandemia no Brasil e os desafios para o campo da enfermagem e saúde.
As enfermeiras Lillian Andressa Zanchettin e Fabiane Santos Enembreck, foram autoras e relatoras de quatro trabalhos aprovados com coautoria das enfermeiras Alessandra Andréa da Silva Tetzlaff, Manuella Kaled e Mariana Farias.
Fabiane Enembreck apresentou o estudo intitulado “Atuação da equipe de enfermagem em uma unidade prisional: relato de experiência”, no qual debateu o papel diferenciado das ações da enfermagem no ambiente prisional. O tema foi bem recebido pelos ouvintes do evento, pois trata-se de um campo de atuação da enfermagem pouco explorado por estudos científicos.
Já a enfermeira Zanchettin foi relatora do trabalho intitulado “Plano de contingência à Covid-19 no sistema prisional: uma experiência exitosa no Paraná” que fez parte da programação oficial do evento e foi premiado com o terceiro lugar na Mostra Nacional de Experiências no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19. A relatora abordou o papel da enfermagem para o controle e tratamento das pessoas privadas de liberdade na pandemia.
O EVENTO - O Congresso Brasileiro de Enfermagem é um dos maiores da área e tem acontecido desde a década de 1940. Seu objetivo é incentivar a enfermagem a compartilhar conhecimentos, saberes e experiências. Devido a sua referência de qualidade, acolheu outros eventos concomitantes, o 6º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem (CLAHEN) e 7º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS).