Em quatro dias, Segurança Pública retira cerca de 350 veículos de pátios de delegacias do litoral 18/12/2020 - 22:39
Cerca de 350 veículos que estavam alocados nos pátios das delegacias Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral do Paraná, foram retirados e levados ao novo pátio de veículos em Paranaguá, em mais uma ação da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). O processo de retirada levou quatro dias e foi finalizado nesta quinta-feira (07/12). A iniciativa faz parte dos trabalhos da Pasta para melhorar as estruturas de segurança no litoral antes do início da temporada de verão, quando as apreensões de veículos aumentam na região.
A ação da Sesp, integrada com a Polícia Civil no litoral, contou com o apoio da Polícia Militar e das prefeituras das cidades. “Com um trabalho integrado, focado e intenso, aos poucos estamos resolvendo este problema que já vem de muitos anos, que é a armazenagem inadequada de carros e motos apreendidos. Neste caso, a maioria dos veículos retirados são inservíveis para circulação e, em breve, serão leiloados”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.
De acordo com o coordenador operacional do projeto “Limpa Pátio”, sargento José Vigilato, a limpeza dos pátios garante saúde pública e melhores condições de trabalho aos servidores. “A retirada desses veículos, principalmente dos inservíveis, foi muito importante até mesmo pela questão de saúde dos funcionários e dos moradores da região. Isso porque alguns estavam parados na delegacia por anos e, por mais que fizéssemos higienizações constantes, acomulavam água, ou seja, era um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, afirmou.
Para o morador de Matinhos, Edson Cardoso da Cruz, a iniciativa de retirar todos os pátios de frente da Delegacia Cidadã de Matinhos é motivo de comemoração. “Eu moro no litoral há 20 anos e faz tempo que a gente não vê um trabalho como esse em nossa região. Os carros parados em frente à delegacia, além de deixar uma imagem feia para a cidade, que vive do turismo, contribui para o aumento dos casos de doenças como a dengue, por exemplo. Então, a gente fica feliz e comemora a retirada desses veículos”, declarou.
Jurema Ferreira de Liz mora em frente à delegacia de Matinhos, onde estavam carros de apreensões acumulados. Para ela, a ação aconteceu em boa hora. “Eu fico muito feliz com a retirada desses carros porque a nossa Delegacia Cidadã é um exemplo para várias cidades. Então, sem dúvidas, esse trabalho de remoção é muito bom para a nossa Matinhos porque trás benefícios tanto para os turista como para nós moradores da região”, relatou.
PLANEJAMENTO - O planejamento da Secretaria da Segurança Pública para a retirada de veículos apreendidos de unidades da Polícia Civil de todo o Estado já contemplou diversos municípios paranaenses.
Cerca de 1,8 mil veículos foram retirados das delegacias de Colombo, Cambé, Cascavel, Palotina, Paranaguá, Piraquara, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Fazenda Rio Grande, Matelândia, Ibiporã, Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré, além de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
As ações da Sesp já possibilitaram, também, leilões de mais 3,4 mil veículos inservíveis que estavam em São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Cascavel. Outros leilões estão em processo de organização e devem acontecer nos próximos meses.