Em Ponta Grossa, Deppen firma parceria para atendimento odontológico gratuito aos presos 29/04/2022 - 09:56

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), por meio da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), firmou parceria com o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) para atendimentos odontológicos aos detentos, que será feito pelos alunos de Odontologia da instituição privada.

O projeto tem por objetivo promover a saúde para a comunidade encarcerada e ampliar as experiências da formação acadêmica dos alunos.

Inicialmente, o projeto, que será iniciado em maio, atenderá a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e a Cadeia Pública de Ponta Grossa Hildebrando de Souza. Juntas as unidades somam mais de 1.200 presos, mas há a possibilidade de ampliação para outras unidades da região. A previsão é de que seis pessoas possam ser atendidas semanalmente.

Para o coordenador da regional de Ponta Grossa do Deppen, Maurício Ferracini, o acordo firmado com a instituição de ensino valoriza a idealização da proposta do Departamento, sinalizada positivamente pelo Cescage. “Este benefício é uma porta importante que se abre, porque viabiliza um atendimento de qualidade e prioritário, além de refletir na segurança do estabelecimento penal”, disse.

Para receber os atendimentos, os presos passam por uma avaliação na Seção de Saúde de cada unidade prisional. Conforme algo for identificado pela triagem a pessoa será encaminhada para o atendimento.

Entre os serviços odontológicos, os principais são a aplicação do flúor, o controle da placa bacteriana, a raspagem, o alisamento e polimento, profilaxia, restauração, entre outros, e também orientações sobre higiene bucal.

ACADEMIA - De acordo com o coordenador do curso de Odontologia do Cescage, Rodrigo Stanislawczuk, esta oportunidade trará benefícios para a comunidade acadêmica com a experiência aplicada e também para a saúde dos presos. “O serviço social que será desenvolvido junto ao Deppen é de grande importância para aumentar o senso social e a ética cidadã dos alunos, colocando sempre em primeiro lugar o compromisso profissional do dentista nas diversas realidades", afirma o professor.  

Em visita para reconhecimento das estruturas das unidades do Deppen e das diretrizes e funcionamento, os alunos conheceram a dimensão e as características dos laboratórios, salas de atendimento, da Clínica Odontológica e dos equipamentos da Penitenciária Estadual, além de todas as instalações ligadas à área da saúde e de segurança do local.

O diretor da unidade, William Ribas, junto do vice-diretor Fabiano Rodrigues e do chefe de Segurança, Leandro Pelechate, recepcionaram os alunos. “A unidade é considerada uma das referências no sistema penitenciário do Paraná, com a base estrutural interna do modelo americano, focado nos pilares da disciplina, trabalho e educação para reinserção na sociedade. Este é o grande diferencial da unidade”, destaca Ribas.

GALERIA DE IMAGENS