Em Frente Brasil: PCPR e PMPR esclarecem homicídio poucas horas após o fato em São José dos Pinhais 30/09/2019 - 19:10

Um crime de homicídio cometido contra um homem na madrugada desta segunda-feira (30/09), no município de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, dentro da área de ação do projeto-piloto "Em Frente Brasil", foi desvendado e teve seus autores capturados poucas horas depois do fato. Os trabalhos conjuntos da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foram determinantes para a prisão dos envolvidos.

Um jovem, de 18 anos, suspeito de envolvimento no crime, foi preso em flagrante na residência da vítima, localizada no bairro Jardim Carmem. Também, um adolescente, de 16, foi apreendido no mesmo local. A prisão e apreensão foram realizadas por policiais militares instantes após o crime.

O homem de 49 anos foi morto após ter sido espancado e sofrido diversos golpes de faca. Antes que o corpo fosse removido pelo Instituto Médico Legal (IML), os policiais perceberam a presença dos dois rapazes na residência, conforme explica o capitão Freitas, da PMPR, "A equipe policial observou que eles estavam em uma atividade estranha, próximo à residência onde houve o fato, e também perceberam que estavam com escoriações e vestígios de sangue em suas vestes. Então foram conduzidos à Delegacia onde tudo se confirmou."

A dupla confessou o crime e alegou um motivo fútil para execução da vítima, assim como relata o delegado da PCPR, Michel Carvalho. "O maior, durante o interrogatório explicou com riqueza de detalhes o crime e disse que a motivação seria uma série de ameaças feita pela vítima aos dois, em virtude deles empinarem pipa. Então, como estavam bêbados na noite passada, decidiram ir lá tirar satisfação. Mas não damos como 100% de certeza essa motivação. Temos tempo para fechar o inquérito e vamos continuar investigando."

O homem foi autuado por homicídio qualificado e encontra-se preso à disposição da Justiça. Já o adolescente responderá por crime análogo ao homicídio e encontra-se à disposição da Vara da Infância e Juventude.

PROJETO EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças de segurança pública estaduais para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.

GALERIA DE IMAGENS