Deppen e OAB-PR inauguram Casa da Advocacia Criminal no Complexo Penitenciário de Piraquara 20/12/2021 - 16:30

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) e a OAB Paraná inauguraram na última sexta-feira (17), a Casa da Advocacia Criminal. O espaço que conta com equipamentos e infraestrutura para o exercício da profissão, está localizado no maior Complexo Penitenciário do Estado, com cerca de 7 mil presos, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. 

 

“Nosso objetivo é dar a maior assistência possível ao recluso, maior celeridade aos processos e fazer com que a execução penal hoje comece a ter um novo rumo de eficiência, maior do que vem sendo feito nos dias de hoje”, afirmou o diretor do Deppen, Francico Caricati.

 

Segundo Caricati, a OAB, junto com outras instituições como Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, têm atuado na adoção de medidas para uma nova política do sistema prisional. “Eles têm sido decisivos, nos apoiando e trazendo soluções inovadoras para que o sistema penitenciário possa também ser um sistema inovador no Brasil”, enfatizou o diretor. 

 

“É uma realização, algo que traz dignidade ao exercício profissional, traz melhores condições de trabalho, uma demanda antiga da advocacia criminal. Em virtude da pandemia, a obra sofreu atrasos, mas no último dia de expediente forense conseguimos fechar um ciclo com um local digno, com todas as condições para o bom exercício para todos os colegas”, comemorou o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão. 

 

ESTRUTURA – O imóvel que pertence ao Deppen e foi cedido a OAB Paraná, foi inteiramente reformado para receber os advogados. A casa conta computadores com acesso à internet e impressora, recepção, sala de reuniões, banheiro e copa.

 

“Agora os advogados criminalistas que chegarem aqui terão um local para que possam utilizar como um escritório, com acesso à internet e computador, espaço para conversar com os familiares. Também poderão agendar as entrevistas com os seus clientes dentro das unidades. Hoje temos vários profissionais que vêm de longe e precisam de uma estrutura local para trabalhar” relatou a corregedora-geral do Deppen, Lucia Beloni. 

 

Participaram da solenidade o diretor-geral do Departamento Penitenciário (Depen), Francisco Caricati, o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, o coordenador regional do Deppen, Jeferson Walkiu, a corregedora-geral do Deppen, Lucia Beloni, o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Paraná, Andrey Salmazo, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Nilton Ribeiro de Souza, e o conselheiro da seccional Roberto Bona Jr.

GALERIA DE IMAGENS