Depen preenche cerca de 300 vagas na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 07/12/2020 - 16:43

Devido à abertura de vagas que estavam interditadas desde 2014 na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO), o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) pode preencher 300 vagas na unidade com a transferência de presos condenados que estavam em Cadeias Públicas da região. Nas ação de transferências, que aconteceram entre os dias 10 de novembro e 10 dezembro, foram empenhados grande efetivo e aparato de segurança de diversas forças policiais.

Cerca de 300 detentos de diversas unidades do sistema prisional da região oeste do Paraná foram transferidos para a  (Peco), entre os dias 10 de novembro e 04 de dezembro. Os detentos transferidos seguiram critérios de idade e tipo de crime, após análise do setor de inteligência. Com as transferências, a expectativa é facilitar o trabalho das equipes de segurança e, principalmente, diminuir o número de ocorrências no entorno e interior das Cadeias Públicas da região de Cruzeiro do Oeste.

As vagas na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste foram interditadas no ano de 2014, quando ventos fortes afetaram a estrutura do telhado de diversas galerias da unidade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, as obras foram concluídas em outubro deste ano e receberam um investimento de R$318,1 mil.

“Quando assumimos tivemos que recomeçar projetos, e saber que mais essa obra está concluída é a realização de um sonho. Isso porque estamos trabalhando para que os presos, quando terminarem de cumprir suas penas, saiam do sistema penitenciário pessoas melhores e preparadas para o convívio social”, afirmou o secretário da Pasta, coronel Romulo Marinho Soares.

De acordo com o Coordenador Regional de Maringá e Cruzeiro do Oeste, Luciano Brito, as transferências foram feitas com o objetivo de priorizar a segurança das unidades. “Essas obras reforçam a estrutura da PECO e ampliam as condições de trabalho de nossos servidores, além de possibilitar, com a desinterdição de celas, oportunidade de tratamento penal efetivo e a custódia segura dos presos", explicou.

Entre as forças de segurança empenhadas nas transferências, estavam, pelo Depen, o Grupo de Segurança Interna (GSI), o Setor de Transportes,  policiais penais da Peco, guardas prisionais e policiais penais de Umuarama, Cianorte, Guaíra, Loanda, Pérola, Iporã, Mamborê e Goioerê. Policiais militares dos 11º, 25º, 7º Batalhões respectivamente de Campo Mourão, Umuarama, Goioerê e da 5ª Companhia Independente de Cianorte, também ajudaram nas ações, juntamente com policiais civis da 7ª e 8ª Subdivisão Policial de Umuarama e Paranavaí, além de policiais militares da Força Nacional na cidade de Guaíra.

GALERIA DE IMAGENS