Depen inaugura nova estrutura de Complexo Social para atender egressos 30/07/2021 - 11:50

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) inaugurou nesta quinta-feira (29) a nova estrutura que vai abrigar o Complexo Social de Cascavel, no Oeste do Paraná. Com 800 metros quadrados, o local vai unir em um mesmo espaço os serviços do Patronato Penitenciário e do Escritório Social, que oferecem apoio e ofertam projetos e ações de capacitação de egressos, monitorados e prestadores de serviço à comunidade. 

“É um trabalho inovador, não só no Paraná, mas no Brasil. Hoje a maior estrutura de atendimento ao egresso no país é no Estado do Paraná e o objetivo é justamente fazer o arremate das medidas de ressocialização que, por vezes, não são suficientes dentro das unidades de regime fechado”, afirma o diretor do Depen, Francisco Alberto Caricati.

Segundo o coordenador dos Complexos Sociais do Estado, Everton Rodrigo dos Santos, mesmo com todas as dificuldades econômicas e sanitárias impostas pela pandemia, cerca de 2.300 pessoas são assistidas mensalmente em Cascavel.  

“A proposta de interiorização e expansão dos complexos sociais chega a Cascavel com um projeto ambicioso”, diz ele. “Mesmo com todas as dificuldades, com o apoio da sociedade e a integração dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, estamos conseguindo dar apoio e assistência ao púbico de egressos e monitorados”.

ESTRUTURA - O novo Complexo Social conta com mais de 15 salas para atendimentos multidisciplinares nas áreas de psicologia, pedagogia, administração, serviço social e jurídico. Além disso, possui um miniauditório, salas amplas para treinamentos e qualificações, cozinha, espaços para atendimentos individuais, biblioteca, recepção e um telecentro com 14 computadores com acesso à internet.

“Quando uma pessoa comete um crime, a sociedade espera que ao sair do sistema prisional ela não volte a reincidir. A ressocialização ou socialização são missões primárias do Departamento Penitenciário. A pessoa chega viciada num desvio de conduta e nosso trabalho é tentar transformar ela para que saia melhor, qualificada e capaz de manter uma vida digna, sem a necessidade de voltar ao crime”, afirma o coordenador regional do Depen, Thiago da Costa Correia.

Por meio de parcerias e convênios com as universidades locais e com o Conselho da Comunidade de Cascavel, foram possíveis as implantações de cinco projetos além da capacitação por meio de cursos na modalidade EAD – desenvolvido junto com a plataforma Instituto Mundo Melhor (IMM) – que oferece mais de 200 opções de cursos em diversas áreas do conhecimento.

“Estamos formatando uma nova parceria com uma instituição de ensino privada. Vai nos auxiliar com atendimentos jurídicos ao nosso público e cursos profissionalizantes nos setores de alimentos, hotelaria e conserto de automóveis. Uma proposta inovadora, audaciosa, mas que com essa estrutura, conseguiremos colocar em prática”, adianta o diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente da Silva.

HISTÓRICO - O Complexo compreende uma nova formatação técnica que agrega em um amplo e único espaço o Patronato Penitenciário - responsável por trabalhos e projetos com os egressos do sistema prisional - e o Escritório Social - que atua com os monitorados e prestadores de serviço à comunidade. 

Ambas as estruturas funcionavam até 2020 no segundo piso do Terminal Rodoviário de Cascavel, mas por conta da crescente demanda houve a necessidade de um novo espaço.

Além das ações aos assistidos, os órgãos que compõem o Complexo auxiliam as famílias com a destinação de cestas básicas e o encaminhamento ao mercado de trabalho por meio de empresas conveniadas com o Depen.

GALERIA DE IMAGENS