Curso de Análise Criminal para os gestores de segurança pública no Estado do Paraná 19/05/2025 - 15:55

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) promove por meio do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), o Curso de Análise Criminal, que será responsável em estabelecer uma padronização metodológica na leitura de dados criminais do estado e ampliar o conhecimento dos profissionais em análise criminal.

“Nosso objetivo no Paraná é evitar que crimes aconteçam. Com essas análises nós conseguimos estudar os municípios e regiões de maior incidência criminal e criar ações específicas, a fim de evitar a reincidência de crimes em cada um deles”, afirmou o secretário Hudson, na abertura do evento.

A aula inaugural do curso ocorreu nesta segunda-feira (19), no auditório da sede da Secretaria, no bairro Batel, em Curitiba, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. Toda a capacitação será feita pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP).

“Percebemos que faltava uma padronização maior dos dados, então procuramos um curso que agregasse esse conhecimento para nossos servidores e, a partir disso, começamos a analisar as possibilidades de promover a capacitação, não somente destacando os conhecimentos policiais, mas também uma integração com as universidades”, disse o chefe do CAPE, major Cláudio Todisco Silveira.

A especialização na análise criminal vai ajudar os servidores da segurança pública na coleta, organização, interpretação e análise de dados, através da identificação de padrões e tendências criminais. O resultado dessa capacitação resultará na criação de estratégias de prevenção de crimes e mais rápido e eficaz dos crimes, com o uso mais assertivo dos recursos e do efetivo.

“A importância desse curso reside em dois aspectos principais. A primeira é que os gestores da Segurança Pública conheçam mais sobre as fontes de informação que são produzidas pelas organizações policiais aqui no estado, e a segunda é para que possam utilizar essas fontes de informação no planejamento de ações futuras”, disse coordenadora do curso, que ministrou a primeira aula, Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro.

A CAPACITAÇÃO - O curso contemplará 35 profissionais da segurança pública, entre policiais militares e civis, além de membros do Ministério Público do Paraná (MPPR), e será ministrado ao longo de duas semanas, com uma carga horária de 90 horas.

As aulas serão divididas em quatro temas: Fundamentos de Análise Criminal e Teoria Criminológicas; Estatística e Análise Espacial para Produção de Evidências; Métodos de Análise Criminal e Produção de Conhecimento e Elaboração de Projetos de Intervenção. A SESP ainda prevê a formação de uma segunda turma ainda neste ano, no segundo semestre.

GALERIA DE IMAGENS