Corpo de Bombeiros moderniza gestão e aplica R$ 53 milhões em obras 02/01/2022 - 09:45

Com 109 anos de atuação no Paraná, o Corpo de Bombeiros inovou em 2021 para oferecer o melhor atendimento à população do Estado. Além do Planejamento Estratégico dos próximos 15 anos – que já está em vigor, baseado na mensuração de metas e resultados e que vai permitir a evolução na administração da instituição – a corporação também recebeu mais de R$ 2 milhões em investimentos para viaturas e R$ 53 milhões em obras.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, muitos desafios foram superados em 2021. “O Corpo de Bombeiros acompanhou o cenário que a sociedade passou no ano. Para isso, foram desenvolvidos procedimentos internos e de gestão no sentido de não deixar a população desamparada e manter a eficiência do serviço prestado, sem deixar de lado o cuidado com o profissional bombeiro militar”, disse.

O destaque de 2021 foi a finalização e a implementação do Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros, que inclusive é aberto ao público e pode ser consultado por qualquer pessoa na página oficial da corporação (www.bombeiros.pr.gov.br). O objetivo é a atuação com base em um sistema de metas que possibilitem alcançar objetivos estratégicos. As metodologias adotadas seguem os processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento, baseados em procedimentos de padrão internacional na gestão de qualidade.

INVESTIMENTO – Em paralelo à modernização da gestão, o Corpo de Bombeiros também se preocupou com a renovação de estruturas e equipamentos. A partir da apresentação de projetos, as unidades da instituição receberam modernos equipamentos e viaturas para dar pronta resposta às emergências da comunidade.

Foram entregues à corporação 10 motos aquáticas de salvamento, posteriormente distribuídas para os municípios de Paranaguá (Litoral), Paranavaí, Umuarama, União da Vitória e Foz do Iguaçu, totalizando um investimento de mais de R$ 1,1 milhão. Os municípios de Curitiba e Paranavaí receberam, cada um, duas caminhonetes 4x4, somando R$ 871.960,00.

Também foi concluída a sede do Corpo de Bombeiros na cidade de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, no valor de R$ 1.242.594,73. Já as obras em andamento, como a Escola de Bombeiros, em São José dos Pinhais, a sede do 9º Grupamento de Bombeiros em Foz do Iguaçu, as unidades de Colombo, Ivaiporã e os reparos do Quartel Central em Curitiba, totalizam cerca de R$ 51,8 milhões em investimentos.

PANDEMIA – Durante o período atípico da pandemia para toda a sociedade, o Corpo de Bombeiros ainda reforçou o apoio em relação às fiscalizações das medidas sanitárias. Em conjunto com a Polícia Militar e órgãos municipais, as equipes atuaram na Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) e contribuíram nos trabalhos de monitoramento e abordagem, aplicando notificações nos pontos irregulares em que havia aglomerações de pessoas e outros desrespeitos em relação à prevenção da Covid-19, além das rotineiras, como verificação de saídas de emergência.

CAPACITAÇÃO – O Corpo de Bombeiros ainda promoveu em 2021 o curso de guarda-vidas civis voluntários. Com ele, 101 pessoas estão atuando em conjunto com os bombeiros militares estaduais em todo o Estado em pontos estratégicos da temporada, ampliando a prevenção durante a operação Verão Paraná - Viva a Vida