Corpo de Bombeiros foca na ampliação da qualidade de gestão com criação do Estado-Maior 20/02/2026 - 11:13

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou nesta quinta (19), no quartel do Comando-Geral, em Curitiba, a cerimônia de posse da Chefia do Estado-Maior. A nova função, inédita na corporação, reforça a gestão administrativa da instituição e garante ainda mais eficiência no planejamento e na distribuição de recursos que sustentam o atendimento operacional realizado pelos bombeiros em todo o Estado.

No evento, o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, empossou o coronel Fabio Roberto de Azevedo Thereza como o primeiro Chefe do Estado-Maior na história da corporação. A medida ocorre três anos após a desvinculação do CBMPR da Polícia Militar do Paraná e consolida um processo de amadurecimento institucional iniciado com a autonomia administrativa do Corpo de Bombeiros.

“A Chefia do Estado-Maior fortalece a estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros e nos permite planejar com mais eficiência o crescimento da corporação. Isso significa melhores condições de trabalho para nossos bombeiros e, consequentemente, um atendimento ainda mais qualificado à população paranaense”, afirma o comandante Hiller.

O Chefe do Estado-Maior ressalta que, embora a atuação do novo órgão aconteça nos bastidores, os reflexos se dão diretamente na prestação do serviço a população. A melhoria na gestão administrativa facilitará a aquisição de equipamentos, uniformes, viaturas e ambulâncias, além de aprimorar a distribuição de efetivo e recursos pelo Estado.

“A execução do atendimento é feita pelo bombeiro que está na ponta, mas o meio para que essa entrega aconteça passa pelo Estado-Maior. Vamos olhar para dentro da corporação para desenvolver melhor o trabalho lá fora. O objetivo é fazer com que aquilo que o nosso bombeiro precisa para servir a comunidade chegue de forma mais efetiva”, ressalta o coronel Azevedo.

O QUE É A CHEFIA DO ESTADO-MAIOR - Dentro da estrutura militar, a Chefia do Estado-Maior é responsável pela gestão administrativa da corporação, assessorando diretamente o comandante-geral. Enquanto o subcomandante mantém o foco na atividade operacional, com a resposta direta à população, cabe ao Estado-Maior estruturar e coordenar os meios necessários para que esse atendimento aconteça com qualidade.

Segundo o coronel Azevedo, a função já estava prevista desde o processo de desvinculação e se tornou necessária com o crescimento da corporação, que atualmente conta com cinco comandos regionais e 20 unidades operacionais.

“A gestão foi se tornando mais robusta e houve a oportunidade de apresentar o projeto ao Governo, que entendeu ser o momento oportuno para a implantação”, afirma o novo Chefe do Estado-Maior.

Com a criação da Chefia do Estado-Maior, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná dá mais um passo no fortalecimento institucional iniciado com a desvinculação, aprimorando sua gestão interna para entregar, na ponta, um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

GALERIA DE IMAGENS