Coronel da Polícia Militar conquista títulos e vagas para mundiais de Triatlo e Multiesportes 22/11/2024 - 14:19

O coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná (PMPR) Hilberaldi Correia de Lima, 55, garantiu vagas para representar o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Triatlo, na Austrália, e de Multiesportes, na Espanha, em 2025. As classificações vieram após sua performance de destaque no Campeonato Brasileiro de Triatlo e Multiesportes, realizado em Brasília (DF), entre os dias 10 e 17 de novembro de 2024. Competindo na categoria por idade (55-59 anos), ele conquistou o título de campeão brasileiro de Duatlo, foi vice-campeão nas modalidades Triatlo Standard e Triatlo Sprint e ficou em terceiro lugar no Aquatlo.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, parabenizou Hilberaldi pelos resultados. “Esse feito reforça a importância da disciplina e da dedicação, valores essenciais tanto para a segurança pública quanto para o esporte. A trajetória do coronel Hilberaldi demonstra como a busca pela excelência pode gerar resultados extraordinários, inspirando não apenas a corporação, mas toda a sociedade”, afirmou.
As competições ocorreram nas imediações do Lago Paranoá, Ponte JK e Praça do Buriti. Representando a Associação Triatlética Londrinense (ATRIL), Hilberaldi enfrentou atletas de alto nível em modalidades que combinam natação, ciclismo e corrida.
O título no Duatlo veio após completar 6 km de corrida, 33 km de ciclismo e mais 3 km de corrida. No Triatlo Standard (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) e no Triatlo Sprint (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), Hilberaldi conquistou o segundo lugar. Já no Aquatlo (1 km de natação e 5 km de corrida), ficou na terceira posição, a apenas 30 segundos do vice-campeão.
Hilberaldi, que ingressou na PMPR em 1991, destacou como a carreira militar influenciou sua dedicação ao esporte. “Comecei a tomar gosto pelo triatlo justamente depois que ingressei na Gloriosa Polícia Militar do Paraná. Assim como na segurança pública, o esporte exige disciplina, determinação, trabalho em equipe e condicionamento físico. Além disso, melhora a qualidade de vida e traz felicidade”, afirmou.
O Campeonato Brasileiro reuniu centenas de atletas de todo o país, com destaque para a delegação de Rondônia, que levou mais de 50 competidores. “Espero que minha trajetória inspire novos adeptos ao esporte, dentro e fora da corporação. O esporte transforma vidas e fortalece os valores que levamos para sempre”, concluiu Hilberaldi.