Cidade de Cambé recebe nova delegacia de Polícia Civil 28/01/2021 - 16:40

A segurança pública do Paraná inaugurou na manhã desta quinta-feira (28/01), a nova delegacia de Polícia Civil, na cidade de Cambé, no Norte do estado. O avanço significa a reestruturação das atividades da Polícia Civil, que com novos espaços e sem a custódia de presos poderá ampliar as diligências policiais e investigações para solucionar crimes, atividade fim da instituição. A carceragem da delegacia de Cambé passa para gestão plena do Departamento Penitenciário do Estado (Depen).

Em Cambé, foi inaugurada a Delegacia Central de Cambé e o 1º Distrito, um anexo ao outro. O valor total gasto na obra, entre terreno, obra e adequações para as duas estruturas foi de R$ 1,4 milhão. Para a delegacia, o terreno é de 300 m2, com uma construção de 240 m2, e para o 1º Distrito uma construção de 96 m2.

Para o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a entrega desta unidade é fruto de planejamento e sinergia entre o governo do Paraná, secretaria da segurança pública, prefeitura de Cambé e a iniciativa privada, além da equipe da Polícia Civil. “Quero aproveitar esse momento para agradecer ao governador por acreditar nos projetos da Secretaria de Segurança, em especial hoje em Cambé, onde temos uma delegacia moderna, com atendimento voltado à população. Vamos capacitar toda a Polícia Civil para que a gente possa oferecer um serviço diferenciado, moderno e adequado”, informou.

O trabalho no local entre as equipes do 1º Distrito e da Delegacia Central acontecerá de maneira integrada, porém em algumas situações poderão atuar de forma independente. Nestas novas estruturas, os policiais civis atuarão na sua função fim, o de Polícia Judiciária (sem custódia de presos). A Delegacia anterior, onde há a carceragem, já está sendo administrada pelo Depen, devidos aos presos.

A entrega desta unidade de PC representa a busca da eficiência no trabalho, além da resolução de um problema histórico para a instituição, no qual os presos ficavam nas delegacias. “Era um problema que impedia a Polícia Civil, muitas vezes, de avançar ou direcionar os seus esforços ou seus efetivos em investigações, voltadas para melhorar a qualidade de segurança pública dos municípios. Com essa ida dos presos para o Depen, nós vamos para a segunda fase, que é melhorar as estruturas físicas e as condições de trabalho dos policiais civis”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach.

Graças a um convênio estabelecido entre a Secretaria da Segurança Pública e a prefeitura municipal, foi locado o imóvel para receber a Polícia Civil, o qual foi readequado para comportar equipamentos e viaturas, além de melhorar a infraestrutura de atendimento ao cidadão. A iniciativa privada da região de Cambé também cedeu recursos para a reforma do espaço.

Em maio do ano passado houve uma conversa com o prefeito para a instalação de uma delegacia na Cidade de Cambé, para a qual a prefeitura cederia o terreno. Depois de várias buscas pelo local ideal, encontraram o imóvel, o qual foi apresentado à prefeitura. Por meio do convênio, a prefeitura custeará o aluguel no valor de R$ 7 mil mensais. “Quero agradecer ao governador Ratinho, que permitiu que isso acontecesse. Graças a esse convênio, Cambé está à disposição para receber novos projetos”, falou o prefeito de Cambé, Conrado Angelo Scheller.

Para o delegado da Polícia Civil de Cambé, Paulo Henrique Costa, a nova instalação contribuirá com o trabalho dos policiais civis, além de beneficiar a população. “Esperamos que com essa mudança, o nosso trabalho fim específico e investigativo melhore substancialmente. Estamos à disposição de todas as forças de segurança e demais instituições do poder judiciário, que está trabalhando sempre integrado, porque quem ganha é a população”, falou o delegado.

“Essa articulação fundamental aconteceu e está transformando esse momento em realidade. Quando o governador assumiu, nós tínhamos uma quantidade enorme de presos em delegacias, mas essa realidade está mudando. Tiramos os presos das delegacias com o cuidado aos nossos policiais civis e vamos levar agora aos locais adequados, que é no sistema carcerário”, disse o deputado estadual Tiago Amaral.

Participaram da inauguração, o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o deputado estadual Tiago Amaral; deputado estadual Devanil Reginaldo da Siva (cobra repórter); o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach; da Casa Civil do Paraná Rodrigo Pina; o prefeito de Cambé, Conrado Angelo Scheller; o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira; o delegado-chefe da 10ª Divisão Policial de Londrina, Amarantino Ribeiro Gonçalves; o vice-prefeito de Cambé, José Carlos Camargo; representando a PMPR, o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, o coronel Hilberaldi Correia de Lima; o presidente da Câmara de Vereadores de Cambé, Fernando dos Santos Lima; o delegado de Cambé, Paulo Henrique Costa e demais autoridades.