Ciclo de Palestras de prevenção ao assédio sexual e moral promovido pela Sesp encerrou nesta segunda-feira  09/10/2023 - 17:50

O Ciclo de Palestras que abordou o tema sobre “Prevenção e Combate ao assédio moral e sexual nas instituições” encerrou na manhã da última segunda-feira (09), no auditório da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), em Curitiba. O ciclo começou no dia 18 de setembro e teve como público-alvo servidores e terceirizados da sede, que resultou na participação de 400 pessoas que foram divididos em 4 grupos de 100. Com o foco em disseminar conhecimento sobre o tema e as consequências dessa prática no âmbito do ambiente de trabalho. 

“Esse é um tema tão relevante que está sendo difundido para muitas pessoas. O assédio moral e sexual é algo que vem de longa data, não é que agora aumentou o número de casos, mas é que agora nós temos mais canais de denúncia, canais onde as pessoas podem realizar essa denúncia para que o assediador (a) possa ser responsabilizado. Colocamos a SESP à disposição para que projetos como esse e outros sejam sempre abordados para que as medidas sejam tomadas”,  destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. 

O principal objetivo das palestras foi debater assuntos como a prevenção e o  combate aos casos de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. As palestras foram promovidas pela Sesp em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 

Durante o evento  os participantes da palestra tiveram acesso aos temas Conceito de Assédio Moral e Sexual; Formas de ocorrência do Assédio; Causas do Assédio; Impactos do Assédio; Condutas exemplificativas; Assédio contra Redes Sociais; Responsabilização na Esfera Administrativa, civil e penal e como denunciar. 

A Controladoria Geral do Estado, durante sua palestra apresentou ferramentas utilizadas pelo CGE na realização de denúncias referente a este tema. 

“Esse assunto que está sendo abordado aqui na Secretaria da Segurança Pública é algo muito importante e muito sério que acomete muita gente. Trazer bons profissionais para tratar de temas tão importantes e delicados desse tema é extremamente fundamental”, disse a controladora-geral do Estado, Luciana Silva Azevedo.

“Hoje nós realizamos a última palestra aqui na Sesp e o nosso objetivo ao longo desse ciclo foi esclarecer ao público interno sobre as medidas que são adotadas pela comissão e os canais de comunicação com a comissão para denúncias nesse aspecto de assédio. é uma política de governo e da polícia militar do paraná  onde nós estamos dando todo o apoio necessário para que isso seja feito com mais frequência”, explicou o corregedor-geral da Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Robson Alves.

Este trabalho realizado pela Sesp teve como finalidade, a busca em desenvolver um encontro didático, para orientar nas providências que devem ser tomadas em casos de assédio, quais os órgãos de referência para atendimento imediato, e quais os contatos da polícia civil e do ministério público.

 

GALERIA DE IMAGENS