Cão Logan, da Polícia Penal, encontra entorpecentes escondidos em carreta 07/11/2024 - 18:07

Uma ação conjunta entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de entorpecentes ocultos em partes mecânicas de uma carreta na rodovia BR-277, em Céu Azul, no Oeste do Estado.

“O apoio às forças de segurança irmãs é incentivado e motivo de orgulho para a instituição, que é cada vez mais relevante para a sociedade”, destaca o diretor regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.

A abordagem foi realizada na manhã da quarta-feira (6) no posto de fiscalização da PRF que, diante das suspeitas de transporte de substâncias ilícitas, solicitou o apoio da equipe do Setor de Operações Especiais com cães (SOE K9), da PPPR.

Os agentes da PRF inspecionaram o veículo, mas não encontraram as substâncias. Com a chegada da equipe SOE K9 de Foz do Iguaçu, o cão policial Logan, especialista neste tipo de detecção, apontou aos policiais que as substâncias análogas ao ‘crack’ ou ‘pasta base’ estavam nas partes mecânicas do veículo Scânia. A pesagem inicial resultou em 35 quilos de materiais apreendidos. 

“A importância de ações como esta demonstram toda a capacidade técnica e operacional que nossos policiais penais têm em operar nas diversas situações, em ambientes complexos e com uso de recursos diversificados. Estamos lisonjeados com nossa atuação nesta operação”, enfatiza o chefe em exercício da Divisão de Operações de Segurança (DOS), da regional de Foz do Iguaçu, o policial penal Nilton Clayton Alves.

O CÃO LOGAN - Logan é o primeiro cão policial da Polícia Penal em Foz do Iguaçu. Ele tem cinco anos e é da raça pastor belga malinois. Seu principal condutor, o policial penal Dellonesson Alves, é especializado em cinotecnia (área de treinamento de cães para ações relacionadas à segurança pública) e acompanha o cão desde os 45 dias de vida do animal. 

Logan tem como função principal a detecção de entorpecentes, armas, munições e celulares. Em operações, Logan pode ser conduzido por outros policiais e já participou de diversas apreensões. Além disso, por ser dócil, também participa de ações sociais em escolas, interagindo com crianças. 

GALERIA DE IMAGENS