Campanha Junho Paraná Sem Drogas 2021 é lançada 02/06/2021 - 20:39

A Campanha Junho Paraná Sem Drogas 2021 teve a abertura na noite desta terça-feira (01/06) em solenidade online com autoridades de âmbito estadual, municipal e também integrantes da sociedade civil organizada, como o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre drogas do Paraná (Conesd) e Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas do Paraná. Também foram anunciadas as obras vencedoras do IV Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre drogas de 2020. 

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, a integração das forças da Segurança Pública junto aos conselhos é importantíssima para as ações de prevenção do uso de drogas. “O trabalho para dar certo tem que ser integrado e eu vejo sinergia e integração nesta campanha, com várias autoridades e de todas as esferas possíveis. Este trabalho integrado tem feito a diferença e a Secretaria da Segurança Pública, através do Núcleo e do Conselho, tem ajudado a alavancar o combate às drogas e mostrar a importância da família neste processo”, completa

Na solenidade de abertura da campanha Junho Paraná Sem Drogas, foram debatidos assuntos pertinentes ao uso e o cenário atual no Brasil referente às drogas e, também, foi destacado a importância do poder público neste meio, com as criações de leis e do incentivo de campanhas para motivar a reflexão da sociedade. Estiveram presentes o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva; secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares; presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, Cuidados e Prevenção às Drogas, deputado estadual Gilson de Souza; presidente da Câmara dos Vereadores de Curitiba,  Vereador Tico Kuzma; presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre drogas do Paraná, Luiz Carlos Hauer; e o diretor Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas do Paraná, Renato Bastos Figueiroa. 

Em relação ao Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre drogas, que foi instituído como lei estadual em 2017, tem como finalidade a reflexão sobre os malefícios e prejuízos relativos ao uso de drogas ilícitas, envolvendo na produção estudantes do Ensino Médio da Rede Pública e Privada de todo o estado. O vencedor na categoria escola pública foi o Colégio Estadual Sagrada Família de Campo Largo, com a obra "Das cinzas às cinzas". Já na categoria escola privada, o Colégio Sesi - Afonso Pena, de São José dos Pinhais, com a obra "Pense Melhor, Pense Maior" terminou em primeiro lugar. A primeira live teve como tema “A família no Cenário de Drogas do Brasil” e foi ministrada pelo Dr. Ronaldo Laranjeira, médico psiquiatra brasileiro, professor de psiquiatria e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Nesta quarta-feira (02/06), a campanha teve sequência com mais uma atividade online dentre as 33 que serão executadas ao decorrer do mês até o dia 26 de junho. O tema abordado será “Prevenção contra as drogas na Pandemia”, com José Augusto Saovinski e Nelson Venâncio Filho ministrando. A live foi transmitida pela página oficial do Conesd no Facebook.

GALERIA DE IMAGENS