CCO da SESP recebe desembargadora da única Câmara do país especializada em violência doméstica 15/01/2026 - 18:01

A desembargadora Ana Cláudia Finger, membro da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná — a única do Brasil especializada no combate à violência doméstica, realizou, nesta quarta-feira (14), uma visita ao Centro de Comando de Operações (CCO) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), em Matinhos, no litoral do Estado, para conhecer de perto a atuação integrada das forças de segurança durante o Verão Maior Paraná.

A visita informal, realizada a convite do major Diego Nogueira, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), que atua como co-coordenador do CCO da SESP no período do verão, contou com as presenças de representantes das cinco forças de segurança vinculadas à secretaria — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná — que apresentaram as estratégias conjuntas de prevenção, repressão qualificada e atendimento à população.

Um dos focos da apresentação foi o trabalho desenvolvido no enfrentamento à violência doméstica no litoral, especialmente as ações preventivas da Patrulha Maria da Penha e do programa Mulher Segura. Dados e resultados das ações foram apresentados, além da integração com a Secretaria da Mulher e de outras políticas públicas voltadas ao atendimento de públicos vulneráveis. A desembargadora também conheceu ações transversais do Governo do Estado, que extrapolam a área da segurança pública, desenvolvidas no âmbito do Verão Maior Paraná.

Durante a visita, Ana Cláudia Finger conheceu ainda o funcionamento do sistema Olho Vivo, ferramenta tecnológica utilizada pela SESP para monitoramento e apoio às ações policiais. Ela ressaltou a importância da integração entre tecnologia, estrutura e qualificação profissional para a atuação das forças de segurança, destacando que esses são os ingredientes fundamentais para a prestação de um serviço público de qualidade. Manifestou, ainda, seu entusiasmo em conhecer toda a estrutura e a integração das forças de segurança que, assim, gozam das condições necessárias para oferecer à população a proteção adequada e efetiva.

Para o major Diego Nogueira, a iniciativa reforça a importância do diálogo permanente entre as instituições. “A SESP busca essa integração com todo o sistema de justiça, assim como com a sociedade civil organizada e com todos os atores que eventualmente estejam labutando para a melhoria do combate à violência contra a mulher”, destacou.

GALERIA DE IMAGENS