Bombeiros recebem primeiro helicóptero exclusivo que encurta tempo de resposta em até três vezes 18/09/2025 - 14:35

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) recebeu nesta terça-feira (16) a aeronave Arcanjo 01, primeiro helicóptero dedicado exclusivamente às missões da corporação. O modelo EC130 B4 passa a reforçar as ações de salvamento, busca, combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e apoio à Defesa Civil em todo o Estado. A entrega faz parte do investimento de R$ 49,3 milhões em cinco novas aeronaves para a segurança pública do Paraná.

“Para se ter ideia do que a aquisição desta aeronave representa, dependendo da distância do local da ocorrência, o tempo de resposta do atendimento com helicóptero poderá ser três vezes menor que no atendimento convencional com veículos terrestres”, ressalta o Major Alexandre Creplive Zem, comandante da base aérea do CBMPR em Curitiba.

Baseado em Curitiba, o Arcanjo 01 apoiará as unidades do CBMPR em ocorrências de diversas naturezas, como acidentes de trânsito em áreas remotas, transporte de tropa, busca em áreas de difícil acesso e combate a incêndios florestais. Durante a operação Verão Maior Paraná, será a aeronave destacada para o litoral, em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA), atuando em salvamento aquático e resgate aeromédico.

A aeronave chega equipada com helibalde de 550 litros de água, que é um reservatório flexível e resistente para transportar e lançar grandes volumes de água sobre focos de incêndio; um caminhão de abastecimento de combustível, projetado para transportar e dispensar combustível de aviação a helicópteros e outras aeronaves em terra; e, de forma inovadora, com o primeiro massageador cardíaco automático do Paraná, que possibilita a reanimação cardiopulmonar durante o transporte da vítima até o hospital. O helicóptero também dispõe de uma incubadora neonatal ultraleve em fibra de carbono e de um ultrassom portátil, ampliando a capacidade de atendimento de saúde a bordo.

A equipe do Arcanjo 01 será composta por dois pilotos, dois operadores aerotáticos e um socorrista. Integrado ao BPMOA, ao SAMU e à Defesa Civil, o helicóptero já está apto a atuar em missões em todo o território paranaense.

GALERIA DE IMAGENS