Agentes que atuam nas unidades prisionais participam de curso de Inteligência Penitenciária 19/08/2021 - 16:08

Agentes que atuam nas unidades prisionais do Paraná participaram do curso Noções de Inteligência Penitenciária, promovida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen). Dividido em etapas, o curso teve término na última semana, em Curitiba.

Ao todo, 113 agentes em todo o Estado participaram da capacitação que teve como objetivo preparar os servidores para atuar na captação e tratamento das informações das unidades penais. “As unidades prisionais são fonte de informações para a segurança pública como um todo, por isso é importante capacitar esses profissionais para que o trabalho seja padronizado e integrado em todo o Paraná”, afirmou o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati.

Segundo o chefe da Agência de Inteligência do Depen, Adailton Taques, o curso é resultado de uma parceria entre Espen, Agência de Inteligência e Assessoria de Segurança do Depen. “Desde o início do ano estamos percorrendo todas as regiões do Estado para capacitar esses servidores. Contamos com uma equipe empenhada e também com a instrução do servidor da Assessoria de Segurança, Adriano de Souza Rodrigues, um profissional extremamente habilitado, que possui uma extensa bagagem no sistema prisional, atuou em diferentes unidades penais e consegue transformar essa experiência em conhecimento”, disse o Taques.

PROPÓSITOS - Ele explicou, ainda, que o curso busca preparar os agentes para o levantamento rápido de informações abrangentes, precisas e oportunas, visando identificar as ameaças potenciais ou efetivas ao sistema penitenciário do Estado, que possam auxiliar na tomada de decisões.

“Nosso propósito foi apresentar aos servidores e gestores a importância da atividade de inteligência no interior das unidades penais como principal ferramenta no enfrentamento ao crime organizado” ressaltou a diretora da Espen, Marilza Hack.

Dividido em etapas, o curso foi aplicado nas regiões de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Francisco Beltrão, Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava. Foram adotados todos os cuidados necessários para o combate à COVID-19, de acordo com os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

GALERIA DE IMAGENS