Segurança Pública redobra fiscalizações e operações no Paraná para coibir contágio do coronavírus 03/06/2021 - 11:20

O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, se reuniu no fim da tarde desta quarta-feira (02/06) com integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tratar sobre ações integradas de combate a crimes e ao descumprimento das medidas sanitárias no estado para cumprir o que prevê o decreto estadual nº 7.716/21. As equipes policiais reforçarão as ações ostensivas e atendimento ao cidadão, principalmente para coibir aglomerações e funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais. Os trabalhos iniciam-se nesta quinta-feira (03/06) e seguem até o dia 11 de junho.

De acordo com o secretário Marinho, afinar os trabalhos entre as polícias estaduais e a PRF permite que as ações tenham efeitos mais significativos. “O Paraná enfrenta um momento delicado com relação à pandemia do coronavírus e estamos fazendo nossa parte com fiscalizações redobradas e maior presença policial nas ruas para que as medidas sanitárias sejam cumpridas”, afirmou.

As operações de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) que estão sendo deflagradas periodicamente em todo o estado com apoio de órgãos municipais também serão reforçadas no sentido de fazer valer as regras do decreto governamental, principalmente com relação ao  funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Nas rodovias estaduais, o BPRv já está com uma operação em andamento para reduzir os índices de acidentes de trânsito e evitar que pessoas fiquem feridas e necessitem de atendimento hospitalar. O trabalho envolve os efetivos das seis Companhias e dos 54 Postos Rodoviários, que farão abordagens orientativas e fiscalizações com radares móveis e, principalmente, intensificando as operações com etilômetro, para coibir a embriaguez ao volante.

O atendimento do Corpo de Bombeiros também será reforçado em todo o estado para dar pronta resposta nos casos de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e outras ações de emergência e de calamidade pública. Ambulâncias e viaturas estarão a postos com as equipes especializadas para dar suporte à população e também aos outros órgãos de segurança pública.

A PRF, que segue planejamento nacional de prevenção a acidentes e medidas repressivas contra o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante, também integra os esforços da Segurança Pública do Paraná, atuando em conjunto com os profissionais do estado e colaborando em ações integradas, como já ocorre na região de fronteira no combate ao crime organizado.

Segundo o secretário Marinho, todo esse esforço é para que a população paranaense seja consciente e não promova aglomerações e outras irregularidades que fomentem o contágio do vírus. “Pedimos que as pessoas colaborem, façam denúncias para o Disque Denuncia 181 e cumpram as recomendações de saúde, pois só poderemos melhorar o cenário atual se todos fizerem a sua parte”, afirmou.

Além do secretário, estiveram na reunião o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o Diretor de Pessoal da Polícia Militar, coronel Marcos Sperka; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Welleton Joserli Selmer; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat; o Superintendente da PRF no Paraná, Antônio Paim de Abreu; o Assessor Militar da Sesp, coronel Adilson Correa dos Santos; o Chefe do Centro de Inteligência Estratégica da Segurança Pública, coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago; o chefe do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Silvanei de Almeida Gomes, e o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares.