Segurança Pública participa de assinatura de termo de cooperação para desenvolvimento de projetos de combate à violência infantojuvenil no Paraná 14/07/2021 - 08:03

Nesta terça-feira (13/07), o Secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, participou da assinatura de um termo de convênio, para cooperação entre órgãos do Estado, que visa dar sequência ao desenvolvimento de um sistema para compartilhamento de dados sobre a Violência Infantil no estado. Após sua conclusão, o este sistema (identificado como Painel FORTIS) auxiliará no mapeamento dos crimes contra crianças e adolescentes, na identificação dos pontos que mais necessitam de prioridade e atenção nas políticas públicas conjuntas.

 

Durante a assinatura do termo, o vice-governador, Darci Piana, ressaltou a relevância do atendimento à criança e ao adolescente, principalmente neste momento de pandemia. “Neste momento de celebração dos 31 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, represento o nosso governador, Ratinho Jr, e sua preocupação em dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo feitos para atender todas as regiões do Paraná, de modo a dispor segurança para toda e qualquer criança e adolescente paranaense. Esta causa é uma das mais nobres pelas quais podemos lutar, visto que os jovens são o futuro do país”, diz.

 

Terá acesso ao Painel Fortis a força-tarefa constituída pelas Secretarias da Segurança Pública, da Saúde, da Educação e do Esporte, da Justiça família e trabalho, além da Defensoria Pública, Tribunal da Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselhos Tutelares e a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica, todas pertencentes à Segurança Pública.

 

Dentre as ações previstas pela força-tarefa, esta etapa de integração visa desenvolver um painel de compartilhamento de informações e um serviço de monitoramento da situação geral das crianças e adolescentes do estado do Paraná, no tocante aos crimes que vem sendo praticados, a fim de mapeá-los e combatê-los. Neste sentido, todos os órgãos que fazem parte do Pacto Infância Segura compartilharão informações entre si. “Esta assinatura representa a consolidação de um trabalho de mais de um ano dessa força-tarefa, que busca contribuir para a proteção de nossas crianças e adolescentes”, afirma o Secretário Marinho.

 

No painel, estarão previstos diversos dados sobre violência infantojuvenil, denúncias e outros correlacionados, oriundos das Secretarias da Segurança Pública, da Saúde e da Educação e Esporte. A partir das informações predispostas e do serviço prestado pelos gestores diretos das crianças e adolescentes, haverá uma maior eficiência na identificação dos pontos mais críticos e que merecem preocupação para atendimento priorizado das crianças em áreas específicas do estado, possibilitando análises mais completas pelos órgãos envolvidos.

 

Ainda a partir dos dados e da integração das secretarias da Segurança Pública, da Saúde, da Educação e do Esporte, da Justiça Família e Trabalho, outro objetivo deste termo de cooperação é fortalecer a investigação dos crimes contra o público infantojuvenil. “O conteúdo do painel permitirá que as áreas de investigação e inteligência, incorporadas à Segurança Pública, possam atuar de maneira mais pontual na resolução dos crimes, bem como na identificação de potenciais vítimas e na prevenção e resguardo da segurança das crianças e adolescentes”, reforça o Secretário Marinho.

 

Com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), a SESP é a secretaria responsável pela construção deste painel. “Mesmo em desenvolvimento, seu modelo é inovador quando se coloca em paralelo sua relevância e toda a área paranaense que encobre. Com isso, percebo sua importância para a sociedade, visto que a partir das vulnerabilidades, poderemos ter um acionamento mais rápido das instituições envolvidas e a possibilidade de um atendimento multidisciplinar”, explica o coordenador de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), capitão Cláudio Todisco.

 

A Coordenadora-Adjunta da Força-Tarefa Infância Segura, Angela Christianne Lunedo de Mendonça, lembra que a integração das secretarias (da Segurança Pública, da Saúde, da Educação, da Família) e órgãos do Estado é muito importante para que seja efetivo o enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente. “Tenho a plena convicção que todos os nossos esforços nesse período de pandemia, a partir desse comitê protetivo, representa uma esperança real para a construção de um futuro melhor para as crianças e para o Paraná”, afirmou.

 

“Outro ponto positivo é a transparência dos dados, por meio do acesso ao Painel, que possibilitará um trabalho integrado entre os órgãos participantes do Pacto de Infância Segura. Com isso, os integrantes da força-tarefa poderão informar à rede de proteção da existência de uma realidade que ninguém via”, finaliza o capitão Todisco.

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS