Secretário coronel Marinho faz visita técnica aos principais órgãos de segurança de São Paulo 30/10/2020 - 09:00
O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, e o coordenador estadual da operação pelo Paraná e chefe do Centro de Inteligência Estratégica da Secretaria da Segurança Pública, coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago, fizeram uma visita técnica aos principais órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, coordenada pelo secretário general João Campos, nesta quinta-feira (29/10). Secretários da Segurança Pública dos estados de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, e de Minas Gerais, general Ramon Marçal da Silva, também participaram da visita.
Nos encontros, que antecederam a coletiva de imprensa da Operação Divisas Integradas III, a comitiva paranaense esteve na Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, na Polícia Civil, na Superintendência de Polícia Técnico-Científica, e no Centro de Operações da Polícia Militar de são Paulo, onde pode ver como estava o andamento das principais ações da atividade integrada. Em cada local, foi feita uma apresentação de cerca de 10 minutos aos secretários visitantes sobre as atividades desempenhadas.
Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, a visita técnica é essencial para a troca de informações entre instituições, resultando em grandes parcerias. “Trabalhamos constantemente de forma integrada com outros estados, principalmente os que fazem divisa conosco, e para mim é uma honra essa nossa união. Já é a segunda operação que atuamos em conjunto e isso só traz benefícios para os dois estados. Conhecendo o ambiente de trabalho e a forma de atuação, conseguimos traçar metas e elaborar novas estratégias conjuntas”, disse.
“Temos feito a integração entre as polícias dos estados, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro. Fizemos um briefing, onde pudemos falar com os policiais das várias instituições ao mesmo tempo e que estavam em Uberaba (MG), Guaíra (PR), Bataguassu (MS) e Ourinhos (SP)”, comentou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, general João Campos, ressaltando que Paraná e São Paulo já atuam em conjunto em parcerias e operações e que a integração é o maior resultado desse trabalho.
OPERAÇÃO DIVISAS INTEGRADAS III - Na coletiva de imprensa desta quinta-feira (29/10), as forças integradas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, divulgaram que a ação contou com a participação de cerca de 20 mil profissionais e mais de 6,7 mil viaturas, para reprimir o crime organizado, em especial nas rotas utilizados para transporte de drogas, armas e outros ilícitos entre os estados.
No Paraná, foram 12 locais de fiscalização e abordagem, além de ações específicas com cumprimento de mandados judiciais contra o crime organizado.