Secretário Hudson e demais representantes das forças de segurança do Estado se deslocam para Nova Laranjeiras  24/02/2023 - 20:11

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, visitou nesta sexta-feira (24), o município de Nova Laranjeiras, Centro-Sul do Estado. A cidade foi atingida ontem (23) por fortes temporais e pelo menos 165 casas foram impactadas com destelhamentos e quedas de paredes, segundo a Defesa Civil.

De acordo com o secretário, todas as forças de segurança estão trabalhando em conjunto para tentar auxiliar de forma positiva a população de Nova Laranjeiras.
“As equipes das polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros estão dando todo o apoio e o suporte necessário aos moradores desta região. Além disso, os policiais estão auxiliando a prefeitura no cadastramento de moradores para mapear as principais necessidades deles neste momento”, disse o secretário.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior e o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Semmer, acompanharam o secretário. Eles sobrevoaram a cidade e parte da zona rural que também teve estragos. O prefeito de Nova Laranjeiras, Fábio da Farmácia e o secretário de Planejamento e Obras do Município, Evandro Tessaro participaram da vistoria pelo município.

O Estado vai encaminhar para a cidade pelo menos 2,6 mil telhas, inicialmente, além de kits de higiene e cestas básicas.

“Estamos aqui presentes com os oficiais do Corpo de Bombeiros e com viaturas para dar esse apoio. Aguardamos a chegada de aproximadamente 3 mil telhas vindo de Curitiba, da Defesa Civil, e o Corpo de Bombeiros vai auxiliar nesse processo”, relatou o comandante coronel Vasco.

A Defesa Civil também está atuando em parceria com o município para levantamento da documentação necessária para acessar recursos federais após decreto de situação de emergência. Pelo menos dez prédios públicos foram atingidos, com destruição parcial de janelas, telhas e paredes.
Além das forças de segurança, equipes de serviços, manutenção e obras da Copel trabalham na recuperação dos estragos causados pelo temporal. Os ventos fortes causaram a quebra de pelo menos dez postes no município. Nas primeiras horas após o evento, foi possível restabelecer o fornecimento às unidades de saúde e atender situações de risco, com apoio do Corpo de Bombeiros e da administração municipal.
A Prefeitura estima que até 100 pessoas ficaram desalojadas e duas desabrigadas. Conforme a Defesa Civil, a cidade contabilizou oito postes caídos e 12 árvores derrubadas, além de 20 pontos comerciais e oito prédios públicos danificados.

A Copel informou que, nesta manhã, 920 domicílios ficaram sem energia elétrica e que havia 35 ocorrências para atendimento pelas equipes que já estão nas ruas.