Polícia Penal de Campo Mourão promove ressocialização por meio do artesanato 19/05/2025 - 14:43
Um projeto desenvolvido em parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR), através da Penitenciária Estadual de Campo Mourão, e a Prefeitura do município tem como objetivo promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio da confecção de amigurumis, bonecos de crochê, com a figura do carneiro, mascote do município.
A ação envolve 10 apenados, que recebem remição de 7 dias de pena por mês pela participação na produção das peças, que são entregues a autoridades e visitantes da cidade. Os materiais utilizados na confecção dos bonecos são fornecidos pela Prefeitura, enquanto a execução e organização do trabalho ficam sob responsabilidade da penitenciária.
Além da remição da pena, o projeto ajuda a promover o trabalho dos apenados e oferece visibilidade aos demais produtos artesanais, contribuindo com o aumento nas vendas do artesanato carcerário e na renda de seus familiares.
“Essa é uma parceria importante da Polícia Penal, ela tem como objetivo não apenas ocupar as pessoas privadas de liberdade, com a confecção do mascote do município, o carneirinho, mas também ajudar a divulgar a festa Carneiro no Buraco, que acontece todos os anos no município de Campo Mourão”, disse, o coordenador regional da Polícia Penal em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.
O diretor da Penitenciária Estadual de Campo Mourão, Fabiano de Castro, destacou a importância da exposição dos amigurumis confeccionados pelos apenados. “A exposição dos amigurumis na mídia amplia a conscientização sobre a importância da ressocialização e da valorização do trabalho no sistema prisional”, falou.
Diversos amigurumis do projeto já foram entregues a autoridades, como o governador Carlos Massa Ratinho Junior e outros membros do governo estadual, na última semana.