Polícia Civil localiza idoso que estava perdido em Pontal do Paraná 28/12/2025 - 18:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) localizou, neste sábado (27), um idoso que estava perdido no balneário Shangrilá, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, durante o Verão Maior Paraná.

A ação começou depois de a equipe da Unidade Móvel da PCPR ser informada por pessoas que passavam pelo local que um idoso aparentemente desorientado estava a alguns quarteirões do ponto de atendimento.

Segundo o delegado da PCPR, Cristiano Quintas, os policiais civis foram até o local e constataram que a pessoa apresentava dificuldade para informar seus dados pessoais.

Após consultar os sistemas da PCPR, foi possível identificar o endereço do idoso, a cerca de quatro quilômetros do local onde ele estava. A equipe foi até a residência levando o senhor ao encontro de seu filho.

“O familiar informou que o pai possui dificuldades cognitivas e que situações semelhantes já haviam ocorrido anteriormente. Ele recebeu orientações dos policiais civis sobre os cuidados necessários”, explica o delegado.

ORIENTAÇÃO - Assim que um desaparecimento for percebido, a notícia à PCPR deve ser feita de imediato. Não há um prazo mínimo para o registro do Boletim de Ocorrência (BO), ou seja, familiares e conhecidos da vítima não precisam aguardar 24 horas para notificar a polícia. 

O registro pode ser feito na delegacia mais próxima, em todo o Estado, ou via internet caso o desaparecido seja maior de 12 anos. É importante ter ao menos uma fotografia digital recente, além de informações sobre horário do desaparecimento, local e roupa utilizada pela vítima.  

A rápida comunicação contribui com o início imediato das buscas e a inclusão da pessoa no sistema de pessoas desaparecidas. Os policiais civis trabalham de maneira ágil e conduzem investigações de alta complexidade com o uso de tecnologias avançadas, a fim de solucionar o caso e trazer uma resposta rápida à população. 

DENÚNCIAS - A população pode contribuir com informações sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

 

GALERIA DE IMAGENS