Polícia Civil e Vigilância Sanitária fazem ação contra a dengue no pátio de veículos apreendidos, em São José dos Pinhais 16/03/2020 - 15:20

O pátio de veículos apreendidos pela Polícia Civil, localizado na cidade de José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está recebendo ações periódicas, a cada 15 dias, de controle e combate à dengue. Nesta segunda-feira (16/03), a Vigilância Sanitária Municipal fiscalizou os mais de 4 mil veículos que estão armazenados no local com o objetivo de identificar possíveis focos de larvas do mosquito da dengue e exterminá-los.

Na ação, os agentes da Vigilância Sanitária de São José dos Pinhais, juntamente com policiais civis, percorrem o pátio onde estão os carros apreendidos na grande Curitiba verificando se há acumulo de água parada nos veículos, que possam tornar-se ambientes propícios para a proliferarão do mosquito.

Para a investigadora responsável pelos leilões de veículos apreendidos pela Polícia Civil, Marli Alvarez Nakamura, as ações frequentes de combate à dengue no local são necessárias para o controle da doença na região. “O pátio de carros apreendidos pode ser um criadouro em potencial para o mosquito da dengue. Então, é de extrema importância que haja parcerias com os órgãos de saúde, tanto estaduais quanto municipais, para que possamos combater a proliferação do mosquito, e consequentemente diminuir os números de vítimas da da dengue”, disse.

De acordo com a representante da Secretaria de Segurança Pública (SESP) na ação, Elaine Turra, a Pasta apoia as fiscalizações a fim de proporcionar um ambiente livre da dengue. “A Secretaria de Segurança não trabalha visando apenas a segurança, ela trabalha para proporcionar qualidade de vida ao cidadão, então essas ações são extremamente importante e fazem partem da parceria que temos com a Secretaria da Saúde (SESA) para combatermos a dengue, a começar por dentro da nossa casa, que hoje é este pátio da Polícia Civil”, explicou sobre os trabalhos preventivos.

O agente de combate da Vigilância Sanitária de São José dos Pinhais, André Alves dos Santos, lembra que apenas o trabalho desempenhado pelos governos não é o suficiente para eliminar o mosquito da dengue. “A única forma de acabar com o a dengue é cada um fazendo a sua parte de cidadão e não manter locais que possam servir como criadouro para o mosquito transmissor, e a principal maneira é não conservar nenhum tipo de água parada”, alertou o agente.

Os mais de 4 mil veículos que estão no pátio da Polícia Civil foram apreendidos na capital e em toda a região metropolitana e estão em processos judiciais aguardando para possam  ser leiloados ou devolvidos.

GALERIA DE IMAGENS