Pesquisa de Segurança Pública 2025 atinge 45% do cronograma de entrevistas 10/09/2025 - 09:44

A Pesquisa de Segurança Pública 2025 já cobriu mais de 45% das 12 mil entrevistas previstas para avaliar como os paranaenses percebem a segurança dos 87 municípios por onde os entrevistadores estão passando. O objetivo do levantamento, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), é elaborar políticas públicas eficientes que garantam cada vez mais a tranquilidade da população por meio do cruzamento das respostas fornecidas. O ritmo de realização das entrevistas significa um mês à frente do cronograma inicialmente planejado.
“As entrevistas têm avançado em ritmo muito positivo, com grande adesão, o que demonstra o interesse e a relevância da pesquisa. Já alcançamos quase metade do total previsto, estando cerca de 30 dias à frente do cronograma estabelecido, um resultado que reforça tanto a eficiência do trabalho realizado quanto o engajamento da sociedade paranaense”, afirma o tenente-coronel Cláudio Todisco, chefe do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp.
Nesta semana, os pesquisadores estão em Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Maringá, Dois Vizinhos e Campina da Lagoa. Quase 5.400 domicílios já foram visitados para a aplicação do questionário com perguntas sobre presença de policiais nas ruas, iluminação e equipamentos públicos e tudo que faz com que as pessoas se sintam mais ou menos protegidas. Os motivos das subnotificações de crimes às autoridades também são objeto da pesquisa.
Todos os entrevistadores estão uniformizados com coletes azuis da Sesp e levam consigo crachás de identificação e que contém QR Codes com suas credenciais. Eles são orientados a se apresentar às sedes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) de cada município antes de iniciar o trabalho de campo.
O projeto é liderado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Sesp com o apoio do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais informações sobre identificação dos entrevistadores podem ser conferidas neste LINK.