PMPR realiza palestra sobre o Programa Mulher Segura e Patrulha Rural Comunitária 4.0 durante o Encontro Estadual de Produtoras Rurais 09/08/2024 - 16:59

A Polícia Militar do Paraná, por meio de representantes da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha e da Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária realizaram, nesta semana, uma palestra durante o 12° Encontro de Produtoras Rurais, evento promovido pela Comissão de Mulheres do Campo da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).
O evento contou com a presença de aproximadamente 1.500 produtoras rurais, autoridades do Poder Executivo e Legislativo das esferas municipal, estadual e federal, representantes da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (ADAPAR), da Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), além de funcionários da FAEP.
Dentre os assuntos abordados, foram apresentados extratos estatísticos e análise de indicadores, tratado sobre a expansão da Patrulha Maria da Penha no Estado e como funcionam os protocolos de atendimento da PMPR. No contexto da Operação Mulher Segura, foram abordados os desafios de prevenção ao feminicídio, incluindo informações de conscientização, as dificuldades que as vítimas apresentam para pedir ajuda e os tipos de violência existentes. Ainda foi destacada a importância da atuação em rede e do engajamento da comunidade para que se possa efetivamente reduzir os casos.
A Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária divulgou as ações desenvolvidas pela Patrulha Rural Comunitária 4.0, e também apresentou os resultados alcançados pela Política de Enfrentamento à Criminalidade no Ambiente Rural.
Além disso, os representantes da Polícia Militar do Paraná divulgaram as ações realizadas pela Operação Mulher Segura, cujo objetivo é diminuir os indicadores relacionados à violência doméstica e feminicídio, por meio da realização de campanhas preventivas educativas e palestras com apoio do Programa Disque Denúncia – 181, Coordenação Estadual dos Conselhos de Segurança Comunitários, Programa Estadual Mulher Segura e Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária.