Legado e coragem: PM sobrevivente do ataque em Guarapuava se aposenta após 28 anos fazendo a diferença 19/11/2025 - 17:49

Após 28 anos de  comprometimento e dedicação à Polícia Militar do Paraná (PMPR), o segundo-sargento Osmar Wendler se despediu oficialmente da corporação nesta semana. Conhecido pelo destaque no enfrentamento a criminosos fortemente armados que atacaram o 16º Batalhão de PM em Guarapuava, em 2022, Wendler teve a saída marcada por homenagens de colegas, amigos e familiares em reconhecimento e celebração da trajetória de um policial que se tornou símbolo de resistência.

“Quando a gente discursa diante de tantas pessoas, às vezes um simples abraço já diz tudo. Quero agradecer pelo carinho de todos e agradecer a Deus por estar vivo. Sei que é uma porta que se fecha, eu não gostaria de ir para a reserva agora, ainda tinha muita energia para gastar, mas é o momento de aceitar essa nova etapa”, disse o sargento.

Wendler acumulou vasta experiência em unidades táticas e de proximidade, tendo passado pelo Pelotão de Choque e Trânsito do 16º Batalhão, bem como pelo Pelotão do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Sua carreira foi marcada pelo profissionalismo em ações de alto risco e pelo comprometimento no combate ao crime organizado no interior do Estado.

O tenente-coronel Jackson Aquiles Busnello, comandante do 16º Batalhão, destacou o legado profissional e pessoal deixado pelo sargento, ressaltando o impacto positivo que ele teve nas unidades por onde passou. “A palavra que resume tudo é exemplo. O sargento significa muito para nós e vai continuar significando onde quer que esteja. Enquanto esteve em nosso batalhão, fez a parte dele e mostrou por que estava na PMPR. Hoje está no Batalhão Escolar, mas leva consigo a mesma dedicação. Desejamos a ele todo sucesso e que Deus o abençoe. Agora é o momento de estar com a família, mesmo que ele não queira parar, e a família merece isso. Em nome da Polícia Militar, com a permissão do comandante geral, digo missão cumprida.”

Para o subtenente Paulo Sergio dos Santos, que serviu como sargento desde os tempos do Exército Brasileiro, a parceria construída ao longo dos anos é motivo de orgulho. “Eu lembro quando você demonstrou interesse em trabalhar com a gente e iniciou suas atividades já mostrando a que veio. Mesmo no começo das funções específicas do batalhão, você se destacou desde a primeira ação em um colégio, quando tratamos do tema de agressor ativo. Como você apresentou o assunto, com postura e clareza, fez diferença para todos. Desde ali ficou claro o seu engajamento com a proteção e com a proximidade que o BPEC busca oferecer.”

Agora na reserva da PMPR, o sargento reflete sobre o novo significado da vida fora da rotina policial. “Agora é hora de abrir outra porta e cuidar da família. Graças a Deus, me programei para esse dia, mesmo sem imaginar que chegaria tão rápido. Tudo acontece depressa, e quando a gente percebe, já está aí. Desejo a todos um abraço gigante. Vou sentir muitas saudades, muitas mesmo. Que Deus abençoe e proteja cada um. Muito obrigado.”

RELEMBRE - O sargento Osmar Wendler ganhou destaque nacional por sua atuação durante o ataque contra o quartel da PMPR em Guarapuava, em abril de 2022, quando criminosos armados tentaram assaltar uma transportadora de valores na cidade. O sargento teve o colete perfurado por uma bala, mas sua vida foi preservada graças a um celular que ele carregava no bolso do colete. A viatura usada pelos PMs ficou bastante danificada, com buracos de tiros, vidro estilhaçado e até um pneu furado, o que dificultou a fuga. Mesmo com o veículo avariado, o então cabo Wendler guiou a viatura para socorrer seus companheiros.

O trabalho das forças de segurança do Estado resultou na prisão de 26 envolvidos no atentado, além da apreensão de diversas armas de fogo. Ao se aposentar, Osmar Wendler encerra um ciclo de coragem e dedicação, deixando um legado de serviço que honra a missão da PMPR de proteger a sociedade paranaense.

GALERIA DE IMAGENS