Homicídios dolosos caem 17% na Grande Curitiba em 2025  11/09/2025 - 10:52

Seguindo a tendência de redução dos índices de criminalidade, a Grande Curitiba registrou 17% menos ocorrências de homicídios dolosos nos sete primeiros meses de 2025, comparativamente ao mesmo período do ano passado. Em 2024 haviam sido 236 crimes dessa natureza, enquanto que agora em 2025 foram 195 casos registrados. Outros indicadores importantes também tiveram queda nesse comparativo, como os roubos (20%) e os estupros (26%).

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o recuo dos crimes é resultado de ações estratégicas focadas na prevenção. “Registramos redução significativa no número de homicídios na região e, de forma geral, no estado todo. Vimos a diminuição do número de furtos de veículos, e de furtos e roubos de forma ampla”, afirma.

No caso dos furtos de veículos, a queda apontada nos sete primeiros meses deste ano foi de mais de 32%. Foram 2.557 casos de janeiro a julho do ano passado, passando para 1.728 este ano. Nos roubos de veículos também houve queda, que foi de mais de 40%. Foram 357 ocorrências do tipo de janeiro a julho de 2024 e 212 este ano na Grande Curitiba.

PARANÁ - A Secretaria da Segurança Pública do Paraná elaborou um levantamento que aponta a redução dos índices de criminalidade no estado, movimento que tem se apresentado contínuo. Os homicídios dolosos caíram 30,4% entre janeiro e julho de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. Os roubos também seguem a tendência de baixa, com 18,6% menos ocorrências dessa natureza na análise dos dados dos mesmos períodos de cada ano.

“Nossas polícias continuam colhendo resultados de queda nos índices de criminalidade em todo o estado. Temos infraestrutura, preparo tecnológico, além de maior efetivo e viaturas disponíveis. Todo esse aparato afeta a atuação da criminalidade no Paraná, o que faz com que a nossa população tenha mais segurança”, destaca o secretário Hudson Leôncio Teixeira.

Além de homicídios e roubos, o Paraná viu caírem expressivamente os crimes de furtos em 5,5%; os furtos de veículos em 19,7%; e os roubos de veículos em 27,6%. “São resultados que mostram uma curva de tendência nos últimos anos, comprovando que estamos no caminho certo. Com maior integração das forças de segurança, valorização do pessoal, treinamento, tecnologia e estrutura, estamos conseguindo atacar de forma consistente e contínua o crime organizado, tornando o Paraná um dos estados mais seguros do Brasil”, afirma o secretário.

INVESTIMENTOS - O Paraná alcançou o maior volume de recursos da história destinados à Segurança Pública, passando de R$2 bilhões em 2018 para R$7 bilhões em 2025, abrangendo todas as forças de segurança: Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Penal (PPPR) e Polícia Científica (PCIPR), sempre com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR).

GALERIA DE IMAGENS