Governo inaugura nova sede da Delegacia da Mulher de Pato Branco 12/11/2019 - 18:23

A nova unidade da Delegacia da Mulher de Pato Branco foi inaugurada na tarde desta terça-feira (12/11), no sudoeste do Estado. O prédio onde serão iniciadas as atividades foi cedido pela Prefeitura do município para a Secretaria da Segurança Pública. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, participaram da solenidade, que contou também com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, e do delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior falou sobre a importância de uma nova estrutura para a unidade, principalmente para auxiliar no combate ao feminicídio. “Para combater esse tipo de crime é importante ter um ambiente preparado para atender as mulheres, que muitas vezes sofrem violência intelectual e física por parte do marido ou namorado”, disse.

Para ele, o novo ambiente fornece mais segurança para que a população, vítima deste tipo de crime, tenha a oportunidade de denunciar os agressores. “Com um ambiente preparado para receber as vítimas, e tendo também mulheres delegadas e assistentes para recebê-las, automaticamente a denuncia com mais facilidade. Esperamos, obviamente, que o número de denúncia seja grande, mas que a violência diminua, essa é a nossa missão. A ideia é fazer o máximo de delegacias preparadas para atender as mulheres no Paraná”, completou.

O secretário coronel Romulo Marinho Soares, ressaltou que a inauguração da unidade é resultado de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Pato Branco. “Esta Delegacia da Mulher é fruto de uma integração, de uma parceria que envolve os empresários e a sociedade local, dando um voto de confiança para a Secretaria da Segurança, principalmente para a Polícia Civil. Com essa iniciativa, nós vamos focar no atendimento à mulher, que é uma das ações mais importantes dentro da Secretaria”, comentou.

Antes da nova sede, a Delegacia da Mulher de Pato Branco atendia em duas salas dentro da 5ª Subdivisão de Pato Branco. Com a nova estrutura, os servidores agora vão dispor de um amplo espaço com cartório e salas de investigação, de audiência, de reuniões e para equipes multidisciplinar.

O prédio tem 380 m² e passou por uma reforma, avaliada em cerca de R$ 60 mil, dinheiro de doações feitas por um projeto do Rotary Club de Pato Branco, pela população, empresários e sociedade pato-branquense. O novo endereço da unidade é na Rua Tocantins, 1941. Antes de abrigar a delegacia, o local já foi sede do Fórum daquele município, que agora atende em outro local.

Na solenidade, o delegado-geral da Polícia Civil e o governador do Paraná entregaram uma placa de agradecimento aos representantes do Rotary Club Vila Nova, pela colaboração na reforma do local.

“Esta unidade vai representar muito em termos de melhoria e na qualidade do atendimento da mulher vítima de crime. É um dia de comemoração por que nós temos os melhores policias e o que os policiais precisam é de pelo menos as condições mínimas de trabalho para prestar um serviço de excelência para a população”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach.

“Uma das diretrizes do Governo do Estado, é intensificar o combate à violência doméstica, principalmente investir no atendimento qualificado das mulheres vítimas de crime. E é uma orientação que o Departamento da Polícia Civil vem seguindo, dentro do planejamento, que é fortalecer essas estruturas e reforçar o efetivo policial para que possamos atender cada vez melhor”, completou o delegado-geral.

ATENDIMENTOS - A Delegacia da Mulher de Pato Branco atende todas as vítimas de violência doméstica, bem como todos os crimes cometidos contra crianças e adolescentes do sexo feminino. Cerca de 40% de todo o atendimento policial da região é feito na unidade. De janeiro até outubro deste ano foram instaurados mais de 1.100 procedimentos.

“Esta inauguração dignifica e consolida a importância da Delegacia da Mulher para a sociedade. Representando a efetiva preocupação em viabilizar as melhorias na sua estrutura operacional e pessoal, proporcionando as melhores condições possíveis para o pleno e satisfatório exercício da função investigativa”, informou a delegada-chefe da Delegacia da Mulher de Pato Branco, Franciela Alberton.

“Aos usuários desse serviço, esse edifício servirá como verdadeira casa de amparo. Porque a estrutura física do novo prédio terá impacto direto na qualidade, na celeridade e na efetividade dos serviços prestados”, conclui a delegada. 

CONVÊNIO - Durante o evento também foi lançado um convênio junto com a Faculdade de Pato Branco (Fadep), que prestará todo o atendimento jurídico às vítimas da Delegacia da Mulher de Pato Branco.

PRESENÇAS - Estiveram presentes o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi; o vice-prefeito do município, Robson Cantu; o representante do delegado-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Alexandre Macorin de Lima; o delegado-chefe do Núcleo Auxiliar de Controle Interno, Getúlio de Morais Vargas; e o delegado-chefe da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, Helder Andrade Lauria; o presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Vilmar Maccari; a representante do Rotary Club Vila Nova, Adrione Pasa; e a representante da Fadep, Kellen Beatris Lessa Manica; e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Fadep, Anelicia Verônica Bombana Consoli. Além de deputados estaduais, diversas outras autoridades estaduais e municipais e membros do Poder Judiciário e Ministério Público. 

GALERIA DE IMAGENS