Equipamentos sofisticados são entregues aos profissionais da Segurança Pública da região de fronteira 16/12/2021 - 17:52


O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a entrega de capacetes balísticos, óculos de visão noturna, coletes balísticos, kits para atendimento pré-hospitalar e 32 novas viaturas para as polícias Militar e Civil que atuam na região de fronteira nesta quinta-feira (16/12), em uma solenidade na Itaipu Binacional, el Foz do Iguaçu (PR). Os materiais foram recebidos pelo Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares. Ainda na mesma oportunidade, houve a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) para tratar sobre as ações operacionais e a integração.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa V.I.G.I.A., do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para melhor subsidiar os profissionais da Polícia Militar e da Polícia Civil que atuam na Operação Hórus no combate a crimes transfronteiriços na região de fronteira com o Paraguai e a Argentina.

São 32 viaturas, um binóculo termal, 42 óculos de visão noturna, 42 capacetes, 99 placas balísticas e 24 kits de atendimento pré-hospitalar tático. As viaturas entregues já contam com adesivagem e iluminação intermitente. Além disso, os veículos são adaptados com compartimento de carga e transporte de detidos, que promovem a segurança dos policiais no exercício de suas atividades.

O diretor da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), Jerry Antunes de Oliveira, destacou a gratidão pelo trabalho desempenhado pelas forças de segurança que atuam na fronteira.  "Hoje é um momento muito importante que materializa tudo o que tem sido projetado para a Segurança Pública para o País e o Ministério da Justiça vem em uma ação devolutiva de toda a parceria que o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública, vem colaborando nos projetos que estamos desenvolvendo", disse.

Os binóculos vêm com tripé, baterias, cabos e computador para visualizar as imagens e possibilitam o aumento da consciência situacional das equipes policiais em atuação das fronteiras e utilizam tecnologia superior na ampliação da visão termal, com capacidade de juntar imagens e sua geolocalização, processo pelo qual itens ou pessoas podem ser localizadas com base em coordenadas geográficas.

"Esses equipamentos vão atender os policiais que atuam na fronteira e chegam em um momento importante em que estamos fortalecendo a região, inclusive agora contamos com o apoio da Força Nacional desde o início do mês, e esses matérias vai motivar nossos integrantes", disse o secretário Marinho.

RESULTADOS - Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, nos nove meses deste ano, as Polícias Militar e Civil apreenderam mais de 26,5 toneladas de drogas e 302 armas de fogo nos oito municípios que integram a 12 Área Integrada de Segurança Pública (12 AISP). A incidência de crimes caiu devido ao esforço das instituições com planejamento estratégico. Os roubos gerais caíram 5,52% (de 1.033 para 976), e os furtos a comércio caíram 16,58% (de 457 para 380).

REUNIÃO GGIFRON - No mesmo evento, houve a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) com integrantes das forças federais, estaduais e municipais da região, para tratar sobre a integração das forças de segurança e a atuação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (SEOFI) como meio de ligação para às instituições terem acesso à informações que são essenciais para o desenvolvimento de operações e ações contra o crime organizado.

"Foi a oportunidade de encontrarmos os dirigentes das instituições que atuam na região de fronteira e, da mesma forma, a retomada dos trabalhos. Em 2022 vamos estar a todo vapor em prol do Paraná e dos estados vizinhos para fortalecer ainda mais as ações integradas", disse o secretário executivo do GGIFRON e Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), tenente-coronel André Cristiano Dorecki.

PRESENÇAS - Prestigiaram o evento o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Marcelo Gomes Frota, o representante da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Alfredo Von Knohlau, o representante do Diretor-Geral da Itaipu Binacional, coronel Francisco Ronald Fernandes, o secretário executivo do GGIFRON e comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), tenente-coronel André Cristiano Dorecki, o Coordenador do Arco Sul do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel Everon Cesar Ferreira Pucheti,o delegado regional de combate e corrupção ao crime organizado da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, Mozart Fuchs, o Coordenador do CIOF, Emerson Antônio Rodrigues,  o Comandante do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada, coronel Georgingtown Haulisson Farias, o capitão dos Portos do Rio Paraná, Carlos Eduardo Felipe de Freitas Silva, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Wagner Lúcio dos Santos, o Comandante do DET CEA de Foz do Iguaçu, major aviador Fernando de Melo Nunes, além de demais integrantes das forças de segurança pública federais, estaduais e municipais.

GALERIA DE IMAGENS