Programa Mulher Segura leva palestra a funcionários do frigorífico Frigodasko em Pitanga 06/11/2025 - 16:22

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) promoveu, em uma iniciativa de prevenção e conscientização, uma palestra para 210 funcionários do frigorífico Frigodasko, reforçando o alcance do Programa Mulher Segura também no setor privado. A ação foi realizada na quinta-feira (6), em Pitanga, dentro das atividades do projeto “De Homem para Homem”, que busca conscientizar e sensibilizar os homens sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Desenvolvido pelo Programa Mulher Segura, o projeto “De Homem para Homem” é uma ferramenta de prevenção e engajamento, que incentiva o público masculino a adotar atitudes baseadas no cuidado, respeito e proteção às mulheres. Durante o encontro, foram discutidas práticas simples que ajudam a combater comportamentos machistas no cotidiano, como ouvir atentamente as mulheres sem interromper, respeitar suas decisões e opiniões, não fazer piadas ou comentários sexistas e apoiar suas lutas e objetivos pessoais e profissionais.

A palestra foi conduzida pelo soldado Pedro Antonio Souza de Araújo e pelo cabo João Márcio de Oliveira, da Patrulha Maria da Penha do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que também apresentaram os cinco tipos de violência contra a mulher sendo ela física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, explicando como cada um se manifesta no dia a dia. Além disso, os instrutores promoveram uma reflexão sobre tabus culturais que reforçam o machismo, como frases comuns do tipo “homem de verdade não faz atividade doméstica” ou “mulher que usa esse tipo de roupa é fácil”, mostrando como essas ideias ajudam a perpetuar desigualdades e comportamentos abusivos.

O coordenador do Programa Mulher Segura, coronel Dalton Gean Perovano, destacou a importância de tratar o tema de forma direta e prática.“Essas conversas permitem que cada homem repense suas atitudes e reconheça comportamentos que, muitas vezes, são naturalizados. A mudança começa com o diálogo e com o compromisso individual de promover o respeito”, afirmou.

O cabo João Márcio de Oliveira destacou o envolvimento dos participantes. “Foi um momento de escuta e reflexão. Quando os homens se colocam no lugar de ouvir e compreender, damos um passo importante para transformar o ambiente em um espaço de respeito e empatia”, disse.

A ação encerrou com um momento de troca entre os colaboradores, que puderam compartilhar experiências e discutir formas de contribuir para um ambiente mais igualitário e seguro, tanto no trabalho quanto fora dele.

MULHER SEGURA - O programa integra a Operação Vida, ao lado dos programas De Homem para Homem e Cidade Segura, e atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e articulação interinstitucional. O foco é claro: prevenir, proteger e combater os diferentes tipos de violência de gênero - com destaque para os casos de feminicídio, estupro e violência doméstica. Com a mensagem "Não é não e não tem discussão", o programa segue reforçando a importância do engajamento coletivo e da atuação integrada para a construção de um Paraná mais seguro e igualitário para todos.

MISSÃO PARANÁ - A iniciativa tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná. A proposta é descentralizar as ações da Secretaria, promovendo o diálogo direto com gestores municipais, representantes da sociedade civil e comunidades locais. Nesta edição, a ação que segue até a sexta-feira (7) percorre as regiões Central e dos Campos Gerais, passando pelos municípios de Telêmaco Borba, Carambeí, Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Guarapuava e Tibagi.

GALERIA DE IMAGENS