Notícias

Ordem
Ontem
24 de Abril de 2024
Anteontem
23 de Abril de 2024
Publicado há 3 dias
22 de Abril de 2024
Publicado há 1 semana
18 de Abril de 2024

Polícia Penal

PPPR ministra palestra que visa criar gestão de tráfego aéreo de drones no Brasil

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), integra de forma permanente o grupo de trabalho do projeto BR-UTM (do inglês, Unmanned Traffic Management), que atua no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado no Brasil. O convite foi do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Ministério da Defesa.
O grupo de trabalho teve sua terceira reunião realizada entre os dias 15 e 17 deste mês, na sede do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP) e foi dividida entre os painéis de Governança, Tecnologia e Operacional, refletindo a abrangência das discussões sobre a gestão do tráfego de drones no país. Atualmente, a PPPR tem participação nos grupos de Tecnologia e de Governança.
O evento reuniu especialistas, representantes da indústria, autoridades governamentais e acadêmicas, além de organizações militares de outras forças.
Durante os três dias, foram abordadas questões como regulamentação, tecnologia e integração de sistemas, abrangendo discussões das tecnologias emergentes, como inteligência artificial e comunicação 5G, e como elas podem ser aplicadas para aprimorar a gestão do tráfego aéreo de drones.
“Um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado é importante para a melhoria da segurança e na prevenção de atividades ilegais nas imediações das unidades penais, complementando os esforços de segurança já realizados pela PPPR”, destaca o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.
No evento, o policial penal e chefe da Divisão de Operações Aéreas da PPPR, Vinicius Vieira Pedroso, ministrou palestra para a equipe de Tecnologia, no qual pôde expor as particularidades e necessidades da operação no sistema penitenciário. “Nos sentimos muito honrados pelo convite da Força Aérea Brasileira (FAB). Tivemos um feedback muito positivo do coordenador do grupo de Tecnologia pois, até então, nenhuma outra força de segurança pública havia participado como colaborador do BR-UTM”, destaca.
O gerenciamento de tráfego aéreo tem como objetivo evitar colisões entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, coordenar o tráfego entre as próprias aeronaves remotamente pilotadas, além de colaborar na aplicação e no cumprimento das regulamentações, garantindo que os operadores sigam as leis e as restrições de voo.
Projeto BR-UTM - O projeto fornece informações sobre restrições e gestão do uso de espaço aéreo. De acordo com a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 356-1 (Concepção Operacional UTM Nacional), visa desenvolver soluções para garantir a segurança e eficiência na utilização do espaço aéreo. Também auxilia no acompanhamento de operações e fornece informações em tempo real sobre a situação de determinada área.
Primeiro ensaio operacional – Entre os dias 1º e 4 deste mês, a equipe do Projeto BR-UTM executou o primeiro ensaio operacional da iniciativa. O teste ocorreu em São Carlos (SP), com participação de empresas parceiras, na área operacional destinada a ensaios de drones.
Com operações realizadas em diferentes cenários, foi possível coletar informações de conexão dos sistemas, parametrização com os equipamentos e telemetria de dados de voos concomitantes em tempo real. Um dos cenários testados foi a integração com o ATM (Air Traffic Management), na qual seis operações simultâneas de voo realizaram com sucesso o “desconflito” entre os espaços aéreos solicitados.

17 de Abril de 2024
16 de Abril de 2024
15 de Abril de 2024
12 de Abril de 2024
11 de Abril de 2024