Segundo workshop para planejamento do programa Paraná Protegido acontece na SESP 22/08/2024 - 17:13

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveu o segundo workshop para a construção da Carta Consulta para financiamento externo com garantia da União. O evento, que aconteceu nos dias 20 e 21, contou com apresentações, planejamento e exposições com especialistas e diversas instituições governamentais, Secretarias e Forças de Segurança Pública.
As reuniões tiveram como objetivo capitanear subsídios e apresentar propostas para elaboração da Carta Consulta, que visa uma nova linha de financiamento entre o Governo do Estado do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o enfrentamento e combate à redução da criminalidade no Estado nos próximos cinco anos.
“O segundo workshop do programa Paraná Protegido é uma continuação dos trabalhos relacionados à fase de planejamento e análise de propostas das equipes das forças de segurança do Paraná, juntamente com a Secretaria de Segurança, a equipe BID e outras instituições. Estamos trabalhando de forma integrada com outras secretarias que podem auxiliar dentro das suas competências a pauta de segurança pública”, afirmou o diretor de Gestão Estrutural da Sesp, major Cecílio Campiolo Luz.
“Estabelecemos uma seletividade estratégica carteira de projetos, que visa maior capacidade de resposta positiva. Os objetivos devem ser muito claros e devem trazer um impacto social significativo, com inovações e soluções das causas que apontam os diagnósticos criminais apresentados. O Programa Paraná Protegido, seguirá o critério do Banco ao considerar, qual será o impacto social e o resultado esperado daquilo que está sendo proposto”, explicou a coordenadora adjunta do Centro de Acompanhamento de Programas com Recursos Internacionais da SESP, Ana Oporto.
O especialista setorial em segurança cidadã e justiça do BID, Rodrigo Pantoja, ressaltou o interesse do banco com ações desenvolvidas no Paraná, considerando o histórico positivo com o Estado. “Já iniciamos esse diálogo técnico para preparar um novo investimento, que vai contribuir no fortalecimento da capacidade institucional, no âmbito da prevenção social do crime, da violência contra mulher e de gênero e crime sexual. Vai modernizar e melhorar a capacidade tecnológica e operacional das forças de segurança”, comentou.
INTEGRAÇÃO - “O Paraná Protegido é uma nova operação, onde nós estamos articulando, junto ao Banco, a possibilidade de trabalharmos um projeto de forma multissetorial, envolvendo, além da Sesp, outras secretarias que têm afinidade com o tema de segurança pública. Combatendo também as causas dos possíveis problemas que a gente possa ter”, explicou o diretor de projetos da Secretaria de Planejamento, Marcos Marini.
Ainda, o coordenador do Centro Análise, Planejamento e Estatísticas (CAPE), major Cláudio Todisco, ressaltou a importância da troca de experiências durante o workshop. “A apresentação de projetos junto BID foi importante para conciliar os anseios das Forças de Segurança e da própria Secretaria, junto com as melhores práticas que são adotadas no Brasil e no mundo, que tem as melhores evidências sobre o que a segurança pública e as outras secretarias podem fazer, buscando uma redução da criminalidade, uma melhoria nas proposituras e ações do Estado, e o desenvolvimento de políticas públicas que tenham um real impacto para o cidadão”.
A reunião contou com a participação das Secretarias do Desenvolvimento Social e Família, das Cidades do Paraná, da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do Planejamento, da Educação, Justiça e Cidadania, Ministério Público, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social e outras instituições governamentais.