Secretário coronel Marinho acompanha Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, em Curitiba 07/09/2019 - 16:20

Sob sol forte e um céu de brigadeiro, o Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, acompanhou o Desfile Cívico-Militar do 197º aniversário da Independência do Brasil, que tomou toda Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico da cidade. O evento teve a adesão de cerca de três mil pessoas entre civis, militares, adultos e crianças desfilando e a cerimônia marcou o encerramento da Semana da Pátria. O público estimado pela Polícia Militar foi de cerca de 20 mil pessoas.

O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ressaltou a importância de valorizar a história da Independência do país. “Existe uma boa vontade da população, de um modo geral, de resgatar o verde e amarelo, de fortalecer cada vez mais a nossa bandeira, esse patriotismo que de alguma forma ficou um pouco adormecido nos últimos anos. Estamos muito felizes com a participação de todas as forças de segurança do estado do Paraná, das polícias Civil e Militar, da Secretaria da Segurança Pública, da Casa Militar, colaborando muito para essa festa”, afirmou.

Para o Secretário da Segurança Pública, coronel Marinho, este é um dia muito importante para todos os brasileiros e o desfile demonstra o orgulho que todos têm do Brasil. “Aqui, a gente percebe as pessoas alegres, integradas. Os colégios e as forças armadas no desfile mostram isso. Nesse dia, Dia da Independência, dia da nossa Pátria, temos que demonstrar união, nosso crescimento, os valores que Olavo Bilac pregou no passado, temos que levar isso avante, com muita fé, muita união e muita integração.”

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, expôs o orgulho de participar de um momento cívico tão significativo. “É como se o civismo tivesse um altar e nós ofertássemos nesse altar do civismo o nosso trabalho, o nosso amor, a nossa dedicação e o nosso respeito ao país. A Polícia Militar se sente honrada e extremamente feliz por participar desse momento junto com o público, posto que o policial militar é o cidadão fardado.”

O contato com a população foi exaltado pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach. “Esse é um dia especial e a Polícia Civil, junto com as outras forças de segurança, tem a oportunidade de demonstrar um pouco da sua estrutura, das suas condições de trabalho, que vêm sendo cada dia mais fortalecidas, principalmente nesse governo do Ratinho Junior. A Polícia Civil é uma Polícia que não aparece e trabalha sempre nos bastidores, e é assim que deve ser, e esse é um dia importante que a gente tem a oportunidade de nos aproximar um pouco mais da população.”

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, as tropas representaram para sociedade o que a corporação faz de melhor: salvaguardar vidas. “É um dia em que todas as corporações da segurança pública podem mostrar para a população aquilo que nós estamos preparados para fazer. É uma pequena amostra daquilo que nós fazemos no dia a dia.”

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) também participou do desfile com agentes e viaturas. Para diretor adjunto, Thorstein Ferraz, esse desfile foi especial. “Para o Depen, foi o desfile de 7 de Setembro mais significativo, com maior participação dos nossos servidores. Nesta manhã, a sociedade pode conhecer um pouco mais sobre os investimentos que estamos realizando e sobre os serviços que prestamos, é um orgulho participar do desenvolvimento da instituição e da nossa segurança pública.”

SOLENIDADE – O desfile foi dividido em dois momentos. No primeiro, entidades civis e escolas de ensino infantil, fundamental e médio povoaram a avenida com colorido e alegria. Após encerrarem a participação, foi a vez dos militares das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), bem como os profissionais de segurança pública do estado fazerem brilhar os olhos dos cidadãos que acompanharam a solenidade.

Quem abriu o desfile militar foram os colégios militares e, logo em seguida, as tropas de segurança do Estado demonstraram parte de seu poderio bélico e operacional. Além da marcha das diversas tropas, também veículos se deslocaram pelo corredor de espectadores, que os ovacionaram.

Os últimos a passarem pelo palanque de autoridades foram as tropas do Regimento de Polícia Montada da PMPR (RPMon), a qual teve um soldado que representou Dom Pedro com o histórico brado de “Independência ou Morte”.

A chama do Fogo Simbólico da Semana da Pátria foi apagada pelo oficial da reserva do Exercito Brasileiro, Joel Lobo, dando fim à solenidade.

Representando a Secretaria da Segurança Pública do Paraná desfilaram a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Departamento Penitenciário e o Corpo de Bombeiros.

PRESENÇAS – Estiveram no palanque, além do Governador Ratinho Junior e do Secretário coronel Marinho, a primeira-dama, Luciana Saito Massa; o comandante da 5ª Região Militar, general de brigada Aléssio Oliveira da Silva; o comandante do Cindacta II, coronel aviador Marcos Kentaro Adachi; os comandantes da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; e do Corpo de Bombeiros, Samuel Prestes; o delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach; o diretor adjunto do Depen, Thorstein Ferraz; e os deputados estaduais Alexandre Amaro, Rubens Recalcatti e Élio Rush. Além de outras autoridades civis e militares.

GALERIA DE IMAGENS