Secretário Hudson recebe diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli 05/07/2024 - 17:29

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, recebeu a visita da Secretária Nacional de Segurança Pública Substituta e diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, na manhã desta sexta-feira (5). O encontro ocorreu na sede da Secretaria, no bairro Batel, em Curitiba.
Pintarelli esteve no estado para participar do 1º Congresso Estadual de Captação de Recursos para a Segurança Pública - PROSPECTA, evento que apresentou estratégias para acessar fontes de recursos além do Tesouro do Estado através de palestras com profissionais experientes em captação e execução de processos.
“Quando surgiu o convite de vir para o evento, não podia deixar de prestigiar. Parabéns a toda a equipe pelo Prospecta. Tenho certeza que é o primeiro de muitos no Brasil, outros estados certamente seguirão este caminho”, disse Pintarelli,
Logo após a abertura do Congresso, Pintarelli se reuniu com a alta cúpula da Segurança Pública do Paraná, onde pôde analisar estratégias de atuação desenvolvidas no Estado.
“Aqui pudemos apresentar nossos índices criminais, como a redução de homicídios, furtos e roubos. Comentamos também sobre os nossos esforços em aumentar os investimentos em segurança pública e a aquisição de materiais e viaturas, além da elaboração de operações estratégicas de combate à criminalidade”, afirmou o secretário Hudson.
Além das ações citadas acima, também foi apresentado o alto índice de apreensão de maconha no estado. No primeiro trimestre deste ano, o Paraná foi o estado que mais apreendeu drogas no país, resultando em 51,5 toneladas de maconha retirada de circulação.
A Polícia Civil e a Polícia Militar tiraram de circulação 15,2 toneladas de maconha em janeiro, 19,2 toneladas em fevereiro e 17 toneladas em março. De acordo com o relatório, houve um aumento de quase 1% em relação a 2023, com 51,1 toneladas. Com a inclusão dos dados preliminares de abril, ainda sendo abastecidos pelos estados, esse número salta para 90 toneladas de maconha apreendidas no Paraná no ano – foram 38,9 toneladas no mês passado.
O estado também registrou redução nas ocorrências de homicídios dolosos (12,6%), roubos (25,8%) e furtos (13,7%) de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. O trabalho integrado das forças de segurança do Estado colaborou para que fossem registradas 18 ocorrências de roubos a menos por dia no Paraná, e que 232 dos 399 municípios paranaenses (58%) não tivessem ocorrências de homicídios no primeiro quadrimestre.
No mesmo período, o número de roubos apontou queda de 25,8% nos quatro primeiros meses do ano. De janeiro a abril de 2023 foram 8.845 ocorrências do crime e, no mesmo período de 2024, 6.572. Essa queda representa 18 ocorrências de roubos a menos por dia em todo o Estado. Já as ocorrências de furto tiveram redução de 13,7% em todo o Estado. No primeiro quadrimestre de 2023 foram 56.698 e no mesmo período de 2024 foram 48.902 ocorrências.
O secretário apresentou ainda os investimentos em infraestrutura e tecnologia, como os projetos Falcão e Olho Vivo. Outro ponto ressaltado foi a criação da Operação Vida, estratégia de reforço na atuação das forças nos 20 municípios com maior índice de criminalidade.
Também foi falado sobre a Operação Mulher Segura, que tem como objetivo, além de combater a violência, qualificar o atendimento a mulheres em situação de violência, prevenir e oferecer suporte às vítimas. Desde o início da operação (08/04) foram 1.001 prisões de homens por violência contra a mulher, mais de 9.408 pessoas impactadas por 112 palestras sobre o tema e 10.099 visitas de suporte às vítimas que fizeram denúncias.
“Os índices são extraordinários. Mostra a prevenção e a mudança de cultura populacional. Isso é um ganho de qualidade de vida. Deixo aqui meus parabéns ao secretário e a sua equipe. É resultado de um trabalho de gestão e, volto a falar, segurança pública é gestão, não somente equipamentos e fardamentos. E é isso que aparece: dado positivo para a população”, concluiu Pintarelli.