Secretaria realiza o 1º Workshop do Programa Paraná Seguro BID UNODC 30/10/2019 - 13:58

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, participou, na manhã desta quarta-feira (30/10), do 1º Workshop do Programa Paraná Seguro - BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime ), com o tema “Construindo uma Metodologia de Gestão Integrada Multiagencial do Programa Paraná Seguro”. O encontro foi na sede da Secretaria, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. 

“Este evento é para podermos discutir ações e metodologias utilizadas pelas forças policiais do Estado no combate e prevenção da criminalidade nas principais regiões do Paraná. É de extrema importância realizarmos reuniões técnicas como esta porque nenhum projeto segue adiante sem que os membros se reúnam periodicamente para discutir e analisar os pontos fortes e fracos. A troca constante de informações e análises das ações desenvolvidas pelo órgão, colaboram para o sucesso de uma ação”, afirmou o secretário da Segurança.

Durante o evento foi apresentada a metodologia de análise e monitoramento das ações das forças de segurança para os 27 municípios paranaenses escolhidos para acompanhamento.

Fazem parte as cidades de Curitiba e Região Metropolitana, além das do eixo Londrina e Maringá, e também as da região de fronteira do Estado. “A escolha destes municípios se deu com base nos principais índices criminais, de acordo com levantamento do Centro de Análise, Planejamento e Estatística, da Secretaria. Foram definidas as regiões com os mais elevados índices de criminalidades”, afirmou o coordenador-geral do Programa Paraná Seguro BID, major Dalton Gean Perovano.

UNODC - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes auxilia na fiscalização do desenvolvimento das ações estipuladas pelo Programa Paraná Seguro BID, além de realizar o controle dos índices de segurança pública e defesa social, relacionadas à criminalidade e consumo de drogas.

O workshop, que reuniu representantes de diversas forças policiais do Estado, também orientou e alinhou a forma de atuação desenvolvida nos municípios, de acordo com a metodologia aplicada. “O Paraná foi o primeiro estado a fazer o workshop, que possivelmente será utilizado como modelo para os demais estados onde tiver avaliação e monitoramento pela UNODC”, completa o major Perovano.

PARANÁ SEGURO BID - O programa é um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento para o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, para o desenvolvimento das ações de segurança em todo o Paraná.

De acordo com o major Perovano, o Programa prevê investimentos para a queda da criminalidade e violência em todo o Estado. “São duas linhas de investimento, focadas na redução da criminalidade no Paraná e na diminuição da violência com a inserção de processos educativos, em parceria também com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Este evento corresponde ao primeiro dos cinco workshops que o Paraná vai realizar, de acordo com o contrato”, conclui.

O coordenador de projetos UNODC/ONU, Eduardo Pazinato da Cunha, comentou que este trabalho de assessoramento, especificamente da parceria com o BID, é realizado no Rio Grande do Sul, Paraná, e está em fase de implantação com o Espírito Santo. “Com o estado do Paraná esse é o primeiro workshop de pactuação interna do fortalecimento dessas iniciativas do Programa Paraná Seguro, parceria com o BID e UNODC, mas aproveitando a trajetória e expertise que o Paraná tem no tema da segurança e também no tema de prevenção, estamos buscando fortalecer essa governança integrada”, ressaltou.

Foram ministradas palestras do vice-coordenador-geral, major Ivan Ricardo Fernandes; do comandante do 6º CRPM e coordenador operacional do programa Em Frente Brasil no Paraná, coronel Nivaldo Marcelos da Silva; e do coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha.

Também acompanharam a reunião representantes da Secretaria da Segurança Pública, da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, do 6º Comando Regional da Polícia Militar, e das corregedorias das polícias Civil e Militar.

GALERIA DE IMAGENS