SESP e RPMon assinam Termo de Cooperação Técnica para melhorar programa de equoterapia da PM 22/10/2020 - 20:19

O Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná contará agora com recursos e apoio financeiro da Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria (ATPE), para o desenvolvimento das atividades de equoterapia. O Termo de Cooperação Técnica que firma a parceria entre as instituições foi assinado na tarde desta quinta-feira (22/10), na sede da unidade, no bairro Tarumã, em Curitiba, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

A assinatura do documento vai permitir promover e ampliar as ações que envolvem o atendimento gratuito de pessoas com a equoterapia oferecida pela Polícia Militar em Curitiba. Com o acordo será possível fornecer capacitação aos profissionais envolvidos na atividade, além da possibilidade de participação e/ou realização de congressos, simpósios e palestras.

“Para nós, a equoterapia é um programa prioritário e que vemos com bons olhos. É gratificante assinar esse Termo de Cooperação e dar uma pronta resposta à sociedade, investindo nessa estrutura e capitalizando recursos, colaborando para cuidar dessas crianças que tem necessidades especiais”, disse o secretário coronel Marinho.

Por meio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, foi acordada a disponibilização das instalações e infraestrutura do RPMon de Curitiba e da sede do 3º Esquadrão de Polícia Montada, em Pinhais. A Pasta também ficará responsável pela coordenação das atividades do centro de Equoterapia, por meio da Polícia Militar.

Já a Associação Terapêutica e Paradesportiva Equocavalaria caberá a disponibilização de equipamentos e manutenção contínua deles, bem como a manutenção dos equipamentos já existentes e patrimoniados pela Polícia Militar do Paraná.

Para o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira, a iniciativa vai permitir investir mais na equoterapia, que é desenvolvida de forma exemplar pela instituição. “O Regimento já vem fazendo há bastante tempo essa atividade de uma forma bem democrática, atendendo as pessoas que não tem muito acesso a esse tipo de tratamento. A equoterapia vem se mostrando eficaz e eficiente no tratamento dessas crianças, e no convívio das famílias e das crianças com a Polícia Militar. Todos nós ganhamos com essa ação, que eu vejo como fundamental”, informou.

O comandante do regimento de Polícia Montada, major Marcio Stange Cruz, declarou que a parceria vai beneficiar também outros núcleos. “Atendemos 160 pessoas semanalmente e os recursos que virão pra cá não serão somente para o Regimento de Polícia Montada, mas também para os nossos núcleos em Pinhais e em Ponta Grossa, além de outras unidades de policiamento que quiserem ter atividades de equoterapia no Paraná”, afirmou.

Além disso, o major também ressaltou que a assinatura do Termo de Cooperação vai possibilitar aumentar o atendimento feito pelo Regimento de Polícia Montada. “Isso vai permitir chegarmos a um número de 250 pessoas atendidas semanalmente. A ONG nos dá aporte em equipamentos e materiais específicos para a atividade de equoterapia e apoio nos deslocamentos, e nós ajudamos as pessoas e também conseguimos dar um destino mais digno a nossos animais, dentro de conceito de bem estar animal”, completou o major Cruz.

A presidente da Associação Terapeutica Paradesportiva Equocavalaria (ATAPE), Maria Joventina Araújo Barreto Somera, afirmou que esperava há dois anos pela assinatura deste Termo de Cooperação. “Com essa parceria nós conseguimos trabalhar os recursos e crescer. Precisávamos disso e, assim, podemos ajudar diversas crianças. Eu vejo o crescimento de poder estar atendendo mais famílias e o beneficio de atingir mais pessoas, pois se você tem um filho que tem uma deficiência e atendemos ele, consideramos que a família toda é atendida por nós”, explicou ela, que também informou que hoje a equoterapia abrange um público de 150 pessoas em Curitiba e tem uma fila de quase 400 em espera.

Estiveram presentes, além das autoridades citadas acima, a tenente Keyla Wosniak, da equipe de equoterapia da Polícia Militar do Paraná, e os praças integrantes do equipe; o coordenador do Setor de Engenharia da Secretaria, major Ivan Fernandes; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes, e o responsável pela logística de limpeza dos pátios pela Secretaria da Segurança Pública, sargento José Vigilato.

GALERIA DE IMAGENS