SESP e Londrina passam a compartilhar informações e trabalhar ainda mais integrados 01/07/2020 - 18:40

Londrina é a sétima cidade a fazer parte da rede de compartilhamento de informações da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP). Um Termo de Cooperação Técnica, assinado na manhã desta quarta-feira (01/07), objetiva maior integração entre estado e município, assim como agilizar o trabalho das polícias paranaenses. A parceria foi firmada na sede da SESP, no Centro Cívico, em Curitiba.

O convênio foi assinado pelo secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares e pelo secretário municipal de Defesa Social de Londrina, tenente-coronel Pedro Ramos. Com a resolução firmada, as instituições passam a ter maior troca de informações. Caberá à Londrina ceder dados de contribuintes, principalmente no diz respeito à Saúde e Educação do município.

Com o Termo, a cidade ainda passa a ceder imagens de câmeras de monitoramento às forças policiais. “Com estas imagens, juntamente com as de outras cidades que já fazem parte da nossa rede de dados, a investigação de crimes e a inteligência policial é facilitada. Os processos, assim, tornam-se cada vez mais rápidos e ágeis”, reforçou o secretário coronel Marinho.

A Secretaria ainda passará a ter acesso às notificações de violência infantil e contra a mulher e aos dados do Programa Bolsa Família. Londrina ainda deve disponibilizar a base cartográfica do município, com os pontos de interesse para a segurança pública, tais como: limites administrativos e de bairros, postos de combustíveis, lotéricas, farmácias, escolas e, inclusive, ocupações irregulares.

“É uma ótima parceria. Os dados compartilhados vão beneficiar ainda mais o trabalho da segurança de Londrina. A Guarda Municipal tem o trabalho de preservar o patrimônio público e, ao fazer uma abordagem, os guardas poderão acessar o banco de dados da secretaria, identificar o responsável e lavrar o boletim de ocorrências”, afirmou o coronel Marinho.

Em contrapartida, a Guarda Municipal de Londrina será capacitada para lavrar o Boletim de Ocorrências Unificado, e utilizar outras plataformas de acesso policial, ferramentas de Gestão (Business Intelligence). Com o convênio, a instituição também terá acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas.

“Esta parceria é muito importante, não somente pela facilidade das ferramentas que vão ocorrer com a trocas de informações com a utilização dos sistemas da SESP pelo nosso município, mas também pelo ganho que a própria sociedade terá de possibilitar respostas rápidas e entender os anseios da população. Porque é muito difícil você burocratizar o sistema e não dar respostas para a sociedade”, afirmou o secretário municipal, tenente-coronel Pedro Ramos.

De acordo com o inspetor geral da Guarda Municipal, Ângelo Matos, o termo irá colaborar para o aperfeiçoamento do trabalho da instiuição. “Para nós a importância é enorme, um verdadeiro divisor de águas. Nossa instituição está com 10 anos e, a partir de hoje, passa a ter acesso a informações que não tinha e condições de prestar um serviço de maior qualidade para a população e um apoio melhor ao próprio estado”.

AMPLIAÇÃO - A rede de compartilhamento de dados e informações está sendo ampliada gradualmente. O primeiro município a aderir foi São José dos Pinhais, em outubro de 2019. De lá para cá, outras cinco cidades também já firmaram o acordo com a SESP, são eles: Campina Grande do Sul, Pinhais, Campo Largo, Sarandi e Arapongas.

GALERIA DE IMAGENS